O Projeto TranquilaMENTE foi criado em 2021 pela psicossomatista e psico-oncologista Vanessa Jaccoud, certificada internacionalmente, com o objetivo de permitir o acesso de todos à saúde mental, com valores acessíveis e uma equipe especializada sob sua supervisão, de forma a manter sempre a qualidade dos atendimentos psicoterapêuticos oferecidos, de forma humanizada e integrativa. A ideia surgiu durante a pandemia, com a proposta de trazer esta intervenção e cobertura a tantas pessoas que foram acometidas por situações diversas na saúde mental.
O atendimento pode ser individual ou em grupo, mantendo sempre a individualidade das pessoas, desmistificando a ideia de que cuidar da saúde mental é artigo de luxo, ou apenas para quem sofre de distúrbios mentais. A saúde mental é direito de todos, é uma questão pública e precisa ser acessível a todos, independente de posição social, econômica ou cultural, cor de pele, credo ou gênero, valorizando, acima de tudo, a equidade, a diversidade, a ética e o respeito ao próximo.
O Projeto TranquilaMENTE abriu parceria com escolas e universidades, empresas, pois, é importante que o indivíduo entenda que não está sozinho a cada fase de sua vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional. Quando encontra apoio, sente-se mais seguro para enfrentar os desafios.
“As exigências e cobranças da vida em geral mostram que o estudante, desde o início de sua vida acadêmica, precisa ter recursos emocionais fortes para lidar com a nova realidade. Nesse projeto , tratamos sobre esses desafios e de que forma podemos reestruturar a vida acadêmica para manter a saúde mental e alcançar os objetivos”, explica Vanessa. “No ambiente corporativo, por sua vez, é importante reforçar que uma das estratégias para fugir do desgaste emocional excessivo é respeitar os próprios limites e as aptidões pessoais.”
Além dos atendimentos, o projeto TranquilaMENTE promove palestras e workshops para divulgar a importância de se falar sobre a saúde mental em escolas, empresas, eventos. Garantir a qualidade de vida e o bem estar de todos é o objetivo desse trabalho.
Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO – Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Membro da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Atualização em Neuropsiquiatria pelo Albert Einstein-Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;
Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;
Atualização em Psiquiatria 2022 pela Harvard Medical School;
Formação em Aperfeiçoamento da Memória pela Harvard Medical School;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco; Atualização em Psiquiatria por MCLean Hospital-Aprovado pela American Psychological Association.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.
Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”
Palestrante de temas diversos em saúde mental, autora do livro Transgeneridade: Um caso de transcendência e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE.
Instagram: @dravanessajaccoud
- https://www.instagram.com/dravanessajaccoud/
- Paula Ramagem
- PR Comunicação
-
Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
(21) 99506-7999
paula3milenio@gmail.com
Deixe uma resposta