Todos os anos, em novembro, acontece a tradicional Black Friday. Data importante do calendário do comércio mundial por promover descontos em diversos tipos de produtos e serviços. O evento começou nos Estados Unidos no final dos anos 90 para que as lojas girassem seus estoques e preparassem as vendas de Natal. Não demorou muito para que a ideia se espalhasse pelo mundo, chegando ao Brasil em 2010. Desde então, a prática foi incorporada em praticamente todos os grandes players nacionais do varejo.
O maior erro das empresas durante a Black Friday é apostar única e exclusivamente em descontos e promoções pontuais, sem estratégias que angariam clientes para vendas futuras. Para Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, os lojistas podem e devem aproveitar melhor o potencial da data:
“As lojas online podem trabalhar com descontos da maneira mais tradicional, por porcentagem e valor fixo, não há problema e uma alternativa que ganhou força nos últimos anos é não cobrar o frete: “Oferecer frete grátis a partir de 200 reais, por exemplo, é uma vantagem tão interessante quanto qualquer desconto para os consumidores”.
Outra dica da especialista é criar promoções com descontos progressivos. A prática é ideal para comercializar diversas unidades de um mesmo produto em uma única venda “A loja virtual pode começar com 10% de desconto para cinco peças e aumentar o desconto conforme o carrinho vai ficando mais cheio. A estratégia aumenta o tíquete médio dos pedidos e, quem compra, tem um grande benefício.”
Comprou, ganhou
Trabalhar com brindes é outra alternativa durante a Black Friday. Ao chegar em um determinado valor em compra, a pessoa ganha um brinde especial: “O ideal é apostar em brindes que agreguem valor. Pode ser um conjunto de capinhas de celular para quem comprar smartphone ou um livro de culinária para quem adquirir uma Airfryer. Tem que fazer sentido. Os brindes sempre fazem sucesso e reforçam a presença da marca”.
Produtos encalhados
Trabalhar a lista de contatos para a Black Friday ajuda tanto a aumentar o faturamento quanto liquidar estoque de produtos encalhados, que não estão vendendo muito:
“A empresa pode aproveitar a Black Friday para dar um super desconto naquele produto para girar o estoque. Criar uma lista de compradores aumenta a base de clientes através de mailing prévio para estas promoções”.
Negociar com fornecedores
A negociação prévia de produtos com fornecedores é a chave para conseguir preços interessantes. Os lojistas precisam negociar com certa antecedência para conseguir preços mais competitivos e repassar esses descontos para o consumidor.
É parte do planejamento para Black Friday ter um estoque maior e quanto mais cedo fizer a negociação, mais tempo a loja online terá para fazer a divulgação. Para as lojas online que apostam em preços, a melhor estratégia é começar a negociar quanto antes:
“Dois meses antes da Black Friday já é suficiente para começar a negociar com fornecedores, pensando no planejamento de estoque – o fornecedor consegue atender a demanda quando há antecedência: “Imagine várias lojas pedindo para negociar preços e produtos faltando duas, três semanas? Muita gente vai importar o mesmo produto que a sua loja, então o fornecedor vai ter que importar para todos. Se pedir em cima da hora, corre risco de não ter nenhuma promoção relevante”.
Criar datas correlacionadas
A Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro, mas a loja online não precisa se limitar às ações. Várias lojas online criam a Black Week, para a semana toda, e a Black November para o mês todo:
“É possível criar estratégia do mês inteiro colocando promoções ao longo dos dias para não focar as vendas um dia apenas. Para tanto, é fundamental zelar pelo planejamento breve, ficar atento com o volume de estoque para trabalhar durante todo o período.
Fidelização
É possível fidelizar clientes com promoções de Black Friday? Keslen acredita que o evento é a melhor maneira de aumentar seus clientes pela alta demanda de vendas. Cabe ao lojista aproveitar a ocasião para captar estes compradores pensando em futuras compras:
“Essas estratégias precisam partir de uma boa experiência de compra. A loja tem que estar funcionando sem problemas, funcionando corretamente no celular e com atendimento rápido. Quanto mais ágil, melhor. E precisa ficar atento com as redes sociais, as perguntas dos clientes, questionamentos via WhatsApp e demais meios de comunicação que a loja vai oferecer”.
Keslen entende que faz parte da boa experiência despachar o produto também com agilidade e segurança e criar um cupom de desconto para o Natal, a data de vendas mais importante do ano. Quem comprou na Black Friday terá um cupom de desconto para dezembro – é uma nova compra que o cliente faz logo no mês seguinte.
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