O que fazer quando o crescimento passa a ser um problema na empresa

O que fazer quando o crescimento passa a ser um problema na empresa

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Toda empresa tem como meta um crescimento organizado, com resultados positivos de venda e ampliação da sua cartela de clientes, mas e quando esse crescimento se torna um problema? Pode parecer contraditório, mas é um sintoma muito comum de diversas companhias brasileiras e requer rápido diagnóstico.

Uma empresa do setor de construção trabalhava há muitos anos com portfólio enxuto de produtos, até que aumentou a gama de serviços oferecidos, o que trouxe o sonhado crescimento, e com ele, problemas conhecidos:

– Como manter o controle do que era produzido?
– De onde estava entrando as receitas?
– Como os produtos mais antigos impactavam neste portfólio atualizado?
– Como seria possível acompanhar esta expansão de um momento para outro?
– Como fazer investimentos corretos, aumentando a produção do que efetivamente dá lucro ou desativar produtos deficitários?

Na prática, com o rápido crescimento, os gestores passaram a dar menos atenção na gestão estratégica e a empresa precisou encontrar soluções para que os resultados de futuro não fossem afetados, ameaçando o futuro da empresa. A saída é conhecida e pouco valorizada: diagnóstico.

Diagnóstico para cuidar do crescimento
Denis Valente, CEO da Atile e especialista em transformação digital,  entende que o tempo dos gestores é muito escasso, lidando com desafios em seus setores com tamanha intensidade que fica realmente complicado pausar suas atividades para tentar encontrar onde está o ponto fraco na operação.

Para visualizar o contexto atual de seus negócios de forma tranquila, o diagnóstico empresarial passa a ser o maior aliado para detectar qual atividade está atrapalhando o desempenho dos negócios e passam despercebidas.

“Isso acontece quando empresas crescem e passam a ter novos desafios. O diagnóstico empresarial ajuda a ter esta visão ampla do que acontece entre os setores, permite que gestores conheçam a real situação da empresa em um determinado momento para identificar problemas e áreas de oportunidades” explica Denis.

Outro problema comum nas administrações brasileiras é concentrar grande esforço em problemas menores, deixando os grandes que realmente impactam no resultado para depois: “Existe uma regra básica, começar pelos grandes problemas. Há demandas urgentes que precisam ser resolvidos imediatamente e o diagnóstico é a única ferramenta capaz de conduzir este exercício corretamente, através de mini metas é possível conseguir avançar de maneira significativa” finaliza o especialista.

 

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