Junto com alimentos perecíveis, a cadeia de suprimentos médicos deve ser entregue ao destino com rapidez, segurança e sob certas condições especiais. Alguns medicamentos específicos, como as vacinas, precisam de transporte adaptado em uma temperatura específica para não comprometerem sua integridade. Além de pessoas, instalações e fornecedores, essa indústria cria a necessidade de uma coordenação detalhada e controle rigoroso dos processos.
Para Renato Pádua, Gerente Comercial da CWBem, a logística de medicamentos envolve não apenas questões de rotina, mas também deve contemplar aumento na demanda por certos medicamentos durante os períodos de doenças sazonais, como aconteceu durante a pandemia de COVID-19:
“São muitos aspectos que enfrentam múltiplos desafios na logística, que nem sempre é um braço forte das empresas deste setor. As empresas farmacêuticas precisam trabalhar para melhorar a eficácia das operações e rever soluções ultrapassadas. É a melhor maneira para evitar a perda de parceiros enquanto aumenta a vantagem competitiva no mercado” explica Pádua.
2023: o ano para acabar com a dependência de recursos humanos
Apesar do progresso significativo na automatização em muitas indústrias, a maioria dos sistemas de logística ainda é altamente dependente da supervisão humana. Além do processo de deslocamento cuidadoso, todos os movimentos de produtos devem – e precisam – ser documentados
Soluções terceirizadas em logística para medicamentos precisam contemplar detalhes como, digitalização dos códigos de barras das cargas com as informações salvas em banco de dados. Enquanto a indústria se ocupa em desenvolver e fabricar seus medicamentos, cabe a terceirizada desenvolver soluções para não perder as datas de validade que devem ser verificadas antes do envio:
“Todas essas tarefas devem ser executadas por pessoal bem treinado que trata o trabalho com a devida responsabilidade. E tem outras questões críticas, como a probabilidade de roubo, uma vez que existem produtos farmacêuticos bem valiosos e despertam a atenção de criminosos”.
Com a criação de um sistema completo de gerenciamento logístico e de RH, é possível encontrar e direcionar, com eficiência, um especialista com o conjunto de habilidades necessárias para as entregas: “Mais do que economizar tempo e recursos, estas soluções servem para que a empresa avalie o desempenho dos funcionários e controle o tempo gasto na execução de algumas tarefas específicas” finaliza Renato.
Deixe uma resposta