Quem adora andar de bike pode estar curioso para saber mais sobre esse triciclo “invertido”. Fabricados em São José dos Pinhais, no Paraná, são um ótimo complemento para a bicicleta convencional, seja para treinamento, diversão, aventura ou, simplesmente, locomoção até o trabalho ou faculdade.
Conhecidas como trikes, estes triciclos reclinados são uma alternativa às bicicletas tradicionais que permitem ao ciclista uma posição mais segura, confortável e descontraída:
“A diferença já começa nos pés de quem está pilotando o trike, que serão colocados na frente. A razão pela qual eles são chamados de triciclos é que eles têm três rodas, ao contrário de uma bicicleta que tem apenas duas, criando uma sensação de estabilidade impossível nas bikes tradicionais” explica Ricardo Chede, fundador da Go Trikes, empresa criadora de triciclos reclinados invertidos para todo o Brasil.
Mais segurança ao pedalar pelas ruas
A segurança é essencial para qualquer ciclista. Portanto, ao comprar um triciclo reclinado, é possível notar que, no trânsito, os trikes despertam curiosidade por parte dos motoristas pela sua aparência única. Mesmo estando mais baixo, o trike ocupa mais espaço e esta é uma vantagem justamente por colocar o ciclista com mais destaque com relação à bike tradicional:
“Claro que cada ciclista precisa seguir as leis de trânsito e ser o mais visível possível. Quanto mais fácil for para os motoristas perceberem que o trike, ou qualquer outro veículo, está circulando, melhor para a segurança de quem está pilotando o triciclo”.
Maior potência na pedalada
A força da pedalada é importante, e o mesmo vale para quem anda de triciclo reclinado. Os músculos utilizados ao andar de triciclo diferem significativamente daqueles que se usam ao andar de bicicleta tradicional.
Ao procurar um trike, o ciclista vai se sentir mais confiante ao pedalar contra um vento forte ou subir uma ladeira, mas para tanto é fundamental que a trike tenha estrutura e recursos confiáveis, como um bom encosto:
“A força é maior, pois a estrutura do trike permite que o ciclista seja capaz de empurrar seu próprio peso contra o assento enquanto viaja, aliviando a pressão sobre os joelhos, o que ajudará a manter uma frequência cardíaca constante. O encosto da trike traz mais liberdade para concentrar o esforço completo no pedal” completa Ricardo.
Deixe uma resposta