Andar de bicicleta é uma atividade muito popular ao ar livre. Muitos pedalam para ter mais benefícios à saúde, para aproveitar um dia de sol, para reduzir a pegada de carbono ou então em uma combinação de todos os três motivos. Mas o simples ato de andar de bicicleta tem riscos de quedas e acidentes, tornando a prática, ainda que saudável, perigosa a depender do ambiente.
A solução para seguir pedalando ao ar livre sem correr risco de acidentes é trocar as bikes tradicionais pelas trikes, triciclos reclinados que permitem ao ciclista uma posição mais segura e confortável.
As trikes foram criadas para quem deseja pedalar ao ar livre, mas tem receio de quedas, lesões ou com falta de resistência física para pedalar em uma bicicleta comum.
Ricardo Chede, fundador da Go Trikes, empresa criadora de triciclos reclinados invertidos para todo o Brasil, explica que existem muitos benefícios para a saúde quando se faz a opção estes modelos de triciclos, mas o principal sempre será a segurança:
“Por serem mais estáveis nas ruas, as trikes se tornaram a opção mais segura pela estrutura reforçada e ergonômica à prova de quedas que transforma um simples passeio em uma atividade completa”
Músculos em movimento sem riscos
Ao andar de bicicleta tradicional, todos os grupos musculares permanecem em ação. Ao trocar uma bike tradicional por uma trike, a atividade aeróbica fica bem melhor a começar pelo aumento da frequência cardíaca. A American Heart Association recomenda 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada e as trikes são uma ótima maneira de fazer essa atividade sem colocar muito peso nos joelhos:
“Fazer atividades usando trikes ao invés de bicicletas tradicionais é uma ótima maneira de aumentar resistência e força. Como a pessoa permanece sentada o tempo todo, não há estresse físico nas pernas, braços e no tronco para manter o equilíbrio. O corpo se exercita com baixo impacto gerado pela estrutura”.
Fazer atividades físicas sem se preocupar em manter duas rodas equilibradas o tempo todo é uma opção mais segura para que o corpo libere endorfinas, melhorando o humor, combatendo sintomas de depressão e reduzindo a pressão arterial.
Usar trike reduz o medo
Uma das perguntas mais frequentes sobre as trikes é sobre o grau de dificuldade em utilizar o veículo. Diferente das bikes tradicionais, as trikes são mais fáceis de conduzir e não são perigosas justamente pela estrutura com três rodas, fornecendo total equilíbrio. Mesmo quando se pedala mais devagar em uma trike, o risco de queda é zero.
Eliminando esta preocupação, a pessoa pode se exercitar por mais tempo e com mais frequência:
“A trike não cai quando está parada, o que a torna mais segura do que uma bicicleta normal de duas rodas. Quem está em uma trike pode ter movimentos mais independentes por mais tempo justamente por estar sentado. Estamos falando de menos pressão nas costas, pescoço e ombros, porque a pessoa não fica preocupada em manter o equilíbrio” completa Chede.
Deixe uma resposta