Terceirização não é novidade para as grandes companhias mundiais, faz parte da rotina nos mais diferentes níveis. Em uma gigante de vendas pela internet, por exemplo, através de um programa de logística totalmente terceirizado, a empresa consegue realizar processos de recebimento, armazenamento, picking e embalagem. Somente após a conclusão destes procedimentos as entregas acontecem.
Já em uma gigante do setor automobilístico japonesa, a terceirização também é uma realidade, mas está na forma de aproveitar ao máximo a tecnologia na produção de seus automóveis via controles de qualidade mais rígidos que permitem uma vantagem competitiva alta – mais de 40% desta competitividade é atribuída a essa forma de trabalhar. A marca japonesa, inclusive, aposta na montagem terceirizada em vários países, mantendo custos baixos e produtos entregues no prazo.
Como explica Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA, as empresas utilizam a terceirização de maneira criativa para se concentrarem no desenvolvimento de novos produtos, incluindo tecnologia e engenharia, setores vitais na atual conjuntura:
“Geralmente a demanda está em cargos técnicos ou de contact centers, setores cuja procura por esses colaboradores é incessante. Como as competências estão em constante evolução e as empresas dependem muito de projetos com alto grau de especialização, não há tempo suficiente para gerir determinadas atividades. No Brasil ainda há uma grande escala de crescimento prevista para setores como produção, logística e entrega”
Atualização tecnológica permanente
As novas tecnologias evoluem a uma velocidade vertiginosa. Para Pádua, a necessidade é a principal motivadora das empresas pela contratação de um terceiro que é, justamente, um especialista em acessar profissionais especializados nas últimas tecnologias:
“Fica inviável uma empresa planejar novos produtos e, simultaneamente, acompanhar a evolução do mercado de trabalho, desde serviços de contact center até a terceirização de setores inteiros em linhas de montagem”.
Custos melhoram
“As empresas podem evitar grandes investimentos na formação de equipes para projetos específicos. Graças a esta terceirização, fica mais fácil estabelecer custos fixos quando a empresa criar uma previsão detalhada dos gastos da tarefa, evitando ou antecipando qualquer tipo de imprevisto”
Empresa produtiva com mais qualidade
“Outro detalhe é que a duração do desenvolvimento desta atividade, por se tratar de uma organização especializada nesta tarefa, pode ser menor do que o inicialmente pensado, evitando o investimento de tempo derivado da contratação de pessoal, como a seleção prévia, a posterior formação e a integração na equipe”, completa Renato Pádua.
Deixe uma resposta