Companhias aéreas brasileiras ficam bem distante da lista das melhores do mundo em 2023, aponta AirHelp Score
Avaliação global de usuários traz Azul na 47a posição e Gol no 68o lugar
Nenhuma companhia área brasileira figura entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. É o que revela o ranking internacional AirHelp Score, divulgado hoje. As empresas Azul e Gol foram listadas no levantamento, mas passaram longe do topo, ocupando 47º e 68º lugares, respectivamente. Na edição do ano passado a Latam Airlines ocupou a quinta posição e, neste ano, acabou não aparecendo na relação.
A Qatar Airways repetiu o feito de 2022 e foi novamente considerada a melhor companhia aérea na avaliação dos passageiros. A empresa obteve 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0).
Na atual edição do ranking foram listadas 83 companhias aéreas, avaliadas por cerca de 16 mil usuários de 58 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
Entre as aéreas nacionais, a Azul (47a posição) foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8,3) e serviços (8,4), mas apenas 3,5 para processamento de reclamações, chegando a 6,74 como nota final. A Gol (68° lugar) recebeu nota 7,9 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 2 em relação ao atendimento de reclamações de usuários – pior índice nacional registrado – alcançando pontuação final de 5,89.
“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa. Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Melhores companhias aéreas do mundo
Posição |
Companhias aéreas |
País |
Pontuação Final |
Pontualidade |
Qualidade do serviço |
Processamento de reclamações |
1° |
Qatar Airways |
Catar |
8,38 |
8,4 |
8,8 |
8,0 |
2° |
Eurowings |
Alemanha |
8,27 |
9,3 |
7,5 |
8,0 |
3° |
LOT Polish Airlines |
Polônia |
8,11 |
8,3 |
8,1 |
7,9 |
4° |
Etihad Airways |
Emirados Árabes Unidos |
8,09 |
8,4 |
8,7 |
7,2 |
5° |
All Nippon Airways |
Japão |
8,09 |
8,2 |
8,9 |
7,2 |
6° |
Austrian Airlines |
Áustria |
8,07 |
8,4 |
8,1 |
7,7 |
7° |
American Airlines |
Estados Unidos |
7,97 |
7,7 |
8,3 |
7,9 |
8° |
China Airlines |
Taiwan |
7,92 |
7,5 |
8,1 |
8,2 |
9° |
Widerøe |
Noruega |
7,89 |
8,5 |
7,7 |
7,5 |
10° |
United Airlines |
Estados Unidos |
7,88 |
7,5 |
8,1 |
8,1 |
47º |
Azul Airlines |
Brasil |
6,74 |
8,3 |
8,4 |
3,5 |
68º |
Gol |
Brasil |
5,89 |
7,9 |
7,8 |
2,0 |
Sobre AirHelp
AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou 2 milhões de pessoas a receber indenização e está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 18 idiomas. A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.
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