Uma das datas mais aguardadas por consumidores que pretendem economizar nas compras e por lojistas que pretendem aumentar as vendas, a Black Friday também pode se tornar um pesadelo, em função do número de golpes que se intensificam nessa época.
De acordo com a ClearSale, empresa de segurança digital, o número de golpes na Internet, comparado ao mesmo período em 2022, cresceu 52%. Também foram registrados mais de 1,2 milhões de tentativas de fraudes, acumulando um prejuízo total aos consumidores de aproximadamente R$ 1,5 bilhões.
Segundo Martina Hanna do Nascimento El Atra, Advogada especialista em Direito Digital e Privacidade e Proteção de Dados, sócia da MABE Advogados, os golpes mais comuns na Internet são:
- Phishing: os criminosos enviam e-mails ou mensagens de texto falsos se passando por empresas ou bancos para enganar as vítimas e obter seus dados pessoais;
- Cartões clonados: os criminosos roubam os dados dos cartões de crédito das vítimas para fazer compras on-line; e
- Fraudes via PIX: os criminosos se passam por representantes de empresas ou bancos para enganar as vítimas e fazer com que elas façam um PIX para uma conta bancária de um “laranja”.
Quais são as razões pelo grande número de fraudes na Internet?
“Ao fazer compras on-line, os consumidores precisam fornecer seus dados pessoais, como nome, endereço, CPF e número do cartão de crédito. Esses dados são valiosos e, muitas vezes, as empresas não empregam medidas necessárias para garantir a segurança dessas informações, por isso, as vulnerabilidades dos sistemas abrem brechas aos criminosos, que ao acessarem, podem usá-los para cometer fraudes, como roubo de identidade e compras fraudulentas”, esclarece a advogada.
O que o consumidor deve fazer para proteger os seus dados?
Para se proteger do vazamento de dados, os consumidores devem tomar algumas medidas preventivas, entre elas:
- Usar senhas fortes e diferentes para cada site ou aplicativo;
- Ativar a autenticação de dois fatores;
- Evitar fornecer dados pessoais em sites não confiáveis;
- Conferir o domínio do e-mail e do site;
- Acessar o e-mail de recuperação de senha em um dispositivo alternativo.
Como se proteger das fraudes via PIX?
Considerando a facilidade e agilidade da transação via PIX, os criminosos se aproveitam dessa ferramenta, visto que ao ser concluída a transação, as instituições financeiras não procedem o estorno.
“Para se proteger, é importante ter muita atenção no momento de realizar a transação, assim os consumidores devem seguir algumas medidas, como sempre conferir os dados da conta bancária antes de fazer/confirmar um PIX; não fazer PIX para pessoas desconhecidas, mesmo que seja a pedido de um conhecido e/ou familiar; e denunciar qualquer tentativa de fraude às autoridades competentes.
O que as empresas devem fazer durante a Black Friday?
É fato que a Black Friday, assim como Dia das Mães, Dias das Crianças, Natal, entre outros, são oportunidades de ouro para as empresas aumentarem as vendas e conquistarem novos clientes. No entanto, é fundamental que as empresas estejam preparadas e tomem medidas importantes para garantir a segurança de seus clientes e o não vazamento de suas informações em todas as datas comemorativas, não apenas na Black Friday.
A especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados indica algumas ações que podem minimizar os riscos das empresas que desejam ter sucesso na Black Friday e garantir a segurança de seus clientes:
- Invista em segurança: os investimentos em medidas de segurança para proteger os dados de seus clientes são primordiais. Isso inclui o uso de criptografia, autenticação de dois fatores e outros recursos de segurança;
- Seja transparente: as empresas devem ser transparentes sobre suas políticas de privacidade e segurança. Isso inclui informar aos clientes como seus dados serão usados e como eles serão protegidos;
- Limite a coleta dos dados: colete apenas os dados que realmente sejam necessários para a venda específica em questão. Isso também é uma maneira de trazer segurança ao cliente; e
- Ofereça boas práticas de segurança: As empresas devem oferecer boas práticas de segurança para seus clientes. Isso inclui fornecer informações sobre como se proteger de golpes na Internet.
Importante: o decreto nº 7.962/2013, que regulamenta sobre a contratação no comércio eletrônico, determina que as lojas online apresentem CNPJ, razão social, telefone, e-mail ou formulário de contato e endereço da sede da empresa. Essas informações precisam estar localizadas no topo ou no final da página, de forma clara e direta.
Ao seguir essas dicas, as empresas podem aumentar as vendas e conquistar novos clientes durante a Black Friday. Mas vale lembrar sobre a importância dos consumidores cuidarem de seus dados pessoais e se protegerem contra golpes e fraudes na Internet, não somente em datas comerciais mas durante todo o ano.
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- Alessandra Siegel
- MABE Advogados Associados
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