|
Como a inflação afeta o setor de recrutamento?
Empresas investem em salários mais altos e iniciativas de bem-estar para apoiar seus funcionários e atrair os melhores profissionais
A inflação está gerando duros impactos para o setor de recrutamento na América Latina. Consultores da Page Outsourcing, consultoria especializada em RPOs, projetos de recrutamento e seleção especializado em volume, parte do PageGroup no Brasil, procuraram avaliar as tendências de contratação para este ano a partir de conversas com os principais empregadores e nos resultados de pesquisas com candidatos a empregos. As percepções fazem parte de um levantamento realizado em fevereiro e março desse ano, contando com a participação de 5.228 empregadores e candidatos.
A incerteza econômica e a inflação resultam na grande atenção das empresas para a atração e o engajamento de profissionais, razão pela qual cada vez mais apostam em contratos de trabalho híbrido e mais investimentos no bem-estar dos funcionários. Uma das formas de atrair e reter talentos é ter uma boa proposta de valor para o colaborador. Isso faz com que esse profissional enxergue a diferença e o valor que a organização traz para ele, procurando fazer carreira nessa empresa e manter-se engajado.
Além disso, é importante que as empresas busquem soluções ágeis de recrutamento baseadas nas necessidades do negócio para obter sucesso em suas buscas por candidatos, sempre alinhadas a suas estratégicas de Diversidade, Equidade e Inclusão ao longo do processo seletivo.
Letícia Valente, diretora da Page Outsourcing, diz que ter uma clara proposta de valor para o colaborador (EVP) e trabalhar a marca empregadora, são fundamentais para atrair e reter os melhores talentos. “Por isso, a Page Outsourcing se torna uma aliada estratégica para nosso cliente, pois apoiamos a criar uma proposta de valor atraente e inovadora para seus funcionários, melhorando assim a experiência dos candidatos e dos gestores durante o processo de recrutamento e seleção”
Apesar do grande percentual de inflação no último ano e consequente congelamento de vagas, 70% das pessoas no mundo dizem que encontrarão um emprego em menos de 3 meses, enquanto na América Latina 64% pensam o mesmo.
A maioria dos candidatos a emprego na América Latina prevê uma melhora em sua situação profissional nos próximos 12 meses. Para 9 em cada 10 respondentes essa melhoria acontecerá graças ao desenvolvimento das suas competências. Para 74%, a partir da progressão na carreira; 69% avaliam que será depois de receberem uma promoção ou um aumento da remuneração e, para 67%, quando houver equilíbrio entre a vida privada e o trabalho.
Sobre a Page Outsourcing
Parte do PageGroup, a Page Outsourcing é a divisão especializada em RPOs (terceirização de processo de recrutamento) , projetos de recrutamento e seleção e consultoria de capital humano, com pesquisas salariais, assessments e mais.
Com uma gama soluções para recursos humanos, o PageGroup é um grupo inglês listado na bolsa de valores de Londres e está presente em 36 países. Atualmente, seus quase 8 mil colaboradores atuam em diferentes culturas e mercados, o que contribui para seu conhecimento em 3 esferas: global, regional e local. No Brasil desde 2000, os consultores espalhados pelo país já realocaram mais de 52 mil profissionais.
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Conteúdo Comunicação
Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)
Cel. (11) 98799-5868
Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com)
Cel. (11) 99196-3890
- Vinicius Pereira
- Conteúdo Comunicação
-
11 949590822 / vinicius.pereira@conteudonet.com
Deixe uma resposta