Como fazer um plano de comunicação profissional para qualquer evento Vai sair um livro novo e a editora está animada com o lançamento. Já fez a impressão, alugou o teatro para a tarde de autógrafos, separou os brindes e contratou um buffet para o grande dia. Por mais perfeito que esteja essa organização, tem como evento “flopar? Sem comunicação profissional com diversas ações planejadas, é bem provável.
Para Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação, qualquer evento precisa de um plano profissional criado por uma agência para a comunicação chegar às pessoas mais interessadas:
“Eventos demandam grandes investimentos. Sem uma comunicação global, com plano de marketing, redes sociais e assessoria de imprensa de uma agência com profissionais especializados, todo o investimento e a expectativa correm o risco de não chamar a atenção.”
Divulgação nos canais certos com informações precisas
A ideia é transmitir a mensagem correta em ações conjuntas de anúncios e conteúdo chamativo nas redes sociais. Uma das primeiras ações está na criação de anúncios online segmentados e e-mail marketing com lista quente de leads, para começar o impacto semanas antes do evento.
As redes sociais, por sua vez, trabalham seguindo o cronograma pré-estabelecido, em todas as frentes possíveis. Criar um evento online no Facebook e criar marcações, as famosas hashtags, no Instagram, são caminhos que precisam ser trilhados:
“A agência precisa verificar tudo o que chega pela comunicação e filtrar o que está acontecendo via monitoramento de comentários, marcações e outras demandas que possam surgir durante toda comunicação”.
Por serem pontuais, os eventos podem se valer de uma Landing Page, basicamente uma página online criada apenas para divulgar o evento, alimentar as redes sociais, captar prospects e aquecer leads. Enquanto as redes sociais são abastecidas quase que diariamente, a landing page vai filtrando cada vez mais os interessados:
A assessoria de comunicação faz com que o evento chegue às redações das editorias mais relevantes para o encontro. Um festival gastronômico desperta mais atenção em um blog sobre comidas locais do que em um jornal que fala sobre economia:
“Esta ação é essencial para despertar o interesse das principais mídias especializadas, seja um grande veículo ou aquele podcast local, que tem diversos seguidores” completa o especialista.
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