Modelos da linha WindFree são eficientes e contam com funções de inteligência e conectividade para tornar o dia a dia dos usuários mais fácil e prático
Ondas de calor e de frio tornaram o aparelho de ar-condicionado um dos eletrodomésticos mais buscados pelos consumidores no último ano – e não é para menos. Graças às diversas funções e diferenciais presentes nos modelos mais modernos, o equipamento vem se tornando cada vez mais popular e de fácil acesso, além de trazer melhorias para sua utilização, seja em casa, em áreas comuns ou estabelecimentos comerciais. Mas para descobrir se seu modelo de ar-condicionado atual – ou aquele que você deseja comprar – é eficiente em termos de consumo de energia e bem-estar térmico, alguns pontos importantes devem ser observados.
“A Samsung conta com um extenso portfólio de aparelhos de ar-condicionado eficientes, incluindo os da linha Comercial Leve, que são ideais para ambientes comerciais ao mesmo tempo em que oferecem tecnologia de ponta, oferecida pela marca. Mas, além disso, os lançamentos da Samsung têm como principal preocupação a economia promovida aos consumidores, por meio da integração com o SmartThings* para controle do gasto mensal desses aparelhos”, ressalta Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.
Novas regras do Inmetro para eficiência energética
Os novos índices de eficiência energética do Inmetro têm como objetivo fornecer uma visão mais clara e facilitada aos usuários quanto ao nível de eficiência dos produtos. Atenta às demandas dos consumidores, a Samsung já contava com um portfólio completo de aparelhos de ar-condicionado residenciais com índice de eficiência energético (IDRS – índice de desempenho de resfriamento sazonal) excedendo o índice mínimo de 5,5 para a classificação máxima A, antes mesmo das novas medidas entrarem em vigor. Dos lançamentos mais recentes, o modelo WindFree¹ Pro Energy 9.000 BTU/h já conta com o índice IDRS igual a 9, o nível mais alto atribuído pelo Inmetro, ou seja, uma grande vantagem frente à concorrência.
Entretanto, os produtos com a antiga etiquetagem ainda poderão ser comercializados por alguns meses – até junho de 2024 –, por isso é preciso atenção na hora da escolha. No caso da Samsung, o grande diferencial é a tecnologia do compressor Digital Inverter, que permite um aproveitamento mais inteligente e eficiente do aparelho, evitando o “liga e desliga” constante para manter a temperatura, o que gera uma economia de até 77% de energia² em comparação ao modo de resfriamento rápido³.
Acompanhamento do consumo de energia em tempo real com SmartThings Energy
Ainda sobre a questão de eficiência energética, a melhor forma de controlar o consumo é ter uma visão sobre quanto o equipamento está gastando, se possível em tempo real. Pensando nessa necessidade do consumidor, a Samsung colocou à disposição a função Energy no aplicativo SmartThings, que permite o controle dos gastos de energia por meio de uma visão detalhada do consumo do ar-condicionado compatível, entre outros produtos.
O SmartThings Energy, solução exclusiva da Samsung, fornece ferramentas intuitivas e claras aos usuários para que se alcance uma economia no dia a dia, que se reflete tanto em kWh como em reais, ideal para controlar os gastos. Pelo app, o usuário também pode criar alertas e exibir comparações para entender quanto o dispositivo conectado está consumindo.
Tecnologia POWERvolt protege o ar-condicionado contra picos de energia
Até pouco tempo atrás, era mais complicado escolher o modelo ideal de ar-condicionado que funcionasse em qualquer voltagem, algo que sempre gerou um esforço extra por parte dos usuários. Neste contexto, o modelo WindFree Powervolt da Samsung se destaca no mercado nacional, sendo mais versátil e resistente a picos de energia, suportando oscilações de rede e operando continuamente de 90V a 290V. Hoje, o WindFree Powervolt, é um dos únicos modelos de ar-condicionado bivolt à venda no país, o que praticamente dispensa a necessidade de realizar reformas elétricas ou adquirir um novo transformador para a sua instalação.
Para os ambientes comerciais, a linha de aparelhos de ar-condicionado Comercial Leve da Samsung, com quatro modelos (Cassete 1 Via, Cassete 4 Vias, Cassete 360 e tipo Teto) em diversas capacidades, proporcionam a climatização ideal com economia para diferentes tipos de ambientes, já foram projetados para salas e quartos amplos, além de escritórios, academias, restaurantes, drogarias, áreas comuns de condomínios e muitos outros. São a melhor opção para os empreendedores que precisam climatizar seus ambientes comerciais, e contam com os benefícios da compatibilidade com SmartThings em todas as categorias.
Vale lembrar, por fim, que fazer o cálculo de capacidade e potência do aparelho antes da compra é essencial, pois o aparelho escolhido com a unidade de medida errada (em BTU/h, ou Unidade Térmica Britânica por hora, o padrão do mercado) pode não climatizar o ambiente de maneira adequada, se for abaixo, ou gastar mais energia elétrica do que o necessário, se estiver acima. Nesse cálculo, é preciso considerar o número de usuários que vão ocupar o espaço, os demais aparelhos eletrônicos presentes no ambiente e possíveis fontes de calor, além da incidência da luz solar. Para facilitar, a capacidade ideal pode ser calculada no site da Samsung.
Para saber mais sobre as linhas de aparelhos de ar-condicionado da Samsung, acesso a e-Store da marca e fique ligado na Samsung Newsroom Brasil.
Deixe uma resposta