COP realiza simpósio para discutir os principais tipos de câncer masculino

COP realiza simpósio para discutir os principais tipos de câncer masculino

Foto_Uro

O COP – Centro de Oncologia do Paraná realiza no dia 26 de outubro um Simpósio voltado à Urologia. Composto pelos Módulos Próstata, Rim e Bexiga, cirurgiões e oncologistas clínicos vão debater o mesmo tema, trazendo as respectivas óticas de suas especialidades. O evento, que terá a sua abertura às 9h30 e a primeira palestra a partir das 10h, acontece no Espaço Gastronômico Palo Cortado, em Curitiba-PR.

Segundo estimativas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), os casos de câncer de próstata devem dobrar no mundo todo até 2040. No Brasil, esse tipo de tumor é o segundo mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, sendo diagnosticados mais 70 mil casos de câncer de próstata no país anualmente. A incidência maior é em homens a partir dos 60 anos.

O câncer de rim é mais frequente em pessoas de 50 a 70 anos e tem estimativas de 12 mil novos a cada ano. As causas do câncer de rim ainda não são totalmente conhecidas, mas alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da doença, como obesidade, tabagismo, histórico familiar, entre outros. Já o câncer de bexiga é mais comum entre o sexo masculino. Dados do INCA mostram que são estimados 11 mil novos casos para este ano.

Novos tratamentos

O evento científico promovido pelo COP terá como tema principal “O que eu considero essencial em 2024. Visão do Clínico x Cirurgião”, sendo discutido em três módulos. O primeiro é o Módulo Próstata, das 10h às 10h20, com urologista oncológico Dr. Ari Adamiy Jr. e do oncologista clínico Dr. Lucas Altoé Brandão. Na sequência, será a vez do Módulo Rim, 10h20 às 10h40, com as presenças do urologista oncológico Dr. Antônio Brunetto e do oncologista clínico Dr. Bruno Batista. Para fechar a primeira etapa do evento, o Módulo Bexiga, 10h40 às 11h, contará a participação do urologista oncológico Dr. Alzhemir Santos e do oncologista clínico Dr. Carlos Stecca.

Para encerrar a parte científica do encontro, será realizado a partir das 11h o Simpósio Satélite Bayer, com o tema “Escolha ideal do tratamento no cenário CPHSmX”, com o oncologista clínico Dr. Paulo Lages de Brasília-DF.

Confraternização com degustação de vinhos

Após o Simpósio de Uro-oncologia do Centro de Oncologia do Paraná – COP, será realizada uma degustação harmonizada de vinhos com o sommelier Wagner Gabardo.

Nesta degustação, os participantes poderão saborear os vinhos que brotam de lugares únicos da Argentina, Chile, Portugal e Espanha.

O Simpósio de Uro-oncologia tem como patrocinador a Bayer. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

 

    Deixe uma resposta