Nos espaços livres a reta parece curva. A linha se desenha na imensidão sem limites e traça seu caminho desde o início das eras e se dirige à fonte da vida. No espaço da tela, a geometria performa em linguagem enigmática. A busca pela forma perfeita impele o intérprete aos salões inexplorados da alma humana. Um mergulho no inconsciente esboçado em cor e forma captura a imagem da energia luminosa da geometria sagrada.
“A pintura de Edith Rocha segue uma tradição do princípio do século XX quando, liberados do compromisso de mimetizar a realidade, os artistas se tornaram independentes da imitação da natureza externa. Seguindo esse caminho abstrato, puro e fecundo, a pintora expõe uma série de obras que apresentam rigorosa organização plástica, associada a um grande potencial para estimular a fantasia e a imaginação criativa. A artista se apodera das formas de maneira sensível e inspirada para proporcionar ao espectador o maior deleite visual possível.
Edith utiliza para isso as tintas a óleo, o que atribui maior riqueza e profundidade às superfícies. A cores intensas, os volumes e as texturas – características da técnica – são organizados a partir de modelos geométricos, o que permite que a artista ordene melhor a sua composição e escolha apropriadamente o diálogo entre as formas. Nossa pintora mantém as cores num registro discreto, mas não negligencia em nenhum momento a força cromática vital. A harmonia de uma paleta exuberante e os contrastes tonais fortes convivem de forma surpreendente e bela na pintura de Edith Rocha.” (Edson Motta Junior)
Sobre Edith RochaA artista plástica Edith Rocha desenvolve seus trabalhos de pintura atuando em estilo realista contemporâneo. Suas primeiras manifestações foram há mais de 20 anos, com pequenos estudos de paisagens e florais. Hoje sua arte é complementada com sua atuação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou Belas Artes em regime de ” visiting scholar “, e aperfeiçoou suas técnicas de óleo sobre tela, e outras mais. Suas viagens a centros de artes internacionais deram-lhe base para oferecer ao público amante das artes a oportunidade de conhecer o seu trabalho.
“Meu trabalho está ligado à natureza , preciso dela para criar. É no meu ateliê que faço toda a estrutura para iniciação da pintura, pois como o meu ateliê está montado dentro da natureza , fica sempre mais fácil para a minha criação . Senti mais a necessidade de estudar luz e sombra, fui buscar cada vez mais aprendizados em que me pudessem adicionar as minhas pinturas. Resolvi dividir com o mundo o que tenho vivenciado com a arte. Uso a técnica de óleo sobre tela na maioria dos meus quadros, faço trabalhos em afrescos , aquarelas , esculturas, trabalhos feitos em outras técnicas desenvolvidas por mim”, explica.
Exposições
. Exposição Sociedade Brasileira de Belas Artes
28/10/2022 a 19/11/2022
. Exposição no Parque da Cidade de Niterói
10/10/2020 a 16/10/2020
. Exposição no Parque da Cidade de Niterói
10/10/2020 a 16/10/2020
. Exposição Sociedade Brasileira de Belas Artes
. Exposição Restaurante Olimpo – Niterói
11/03/2019 a 30/04/2019
. Exposição Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
27/03/2019 a 03/04/2019
. Exposição Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
Homenagem à artista Edith Rocha pelo Círculo Militar da Praia Vermelha – RJ
04/10/2018 a 21/10/2018
. Exposição Academia Nacional de Letras e Artes – RJ
Homenagem à artista Edith Rocha pela Academia Nacional de Letras e Artes – RJ
06/08/2018
. Exposição Abu-Dhabi – Dubai
Na Embaixada do Brasil em Dubai – Emirados Árabes
13/06/2018 a 15/07/2018
. Exposição World Art Dubai
18/04/2018 a 21/04/2018
. Exposição Às Minhas Vistas e a Coleção dos Meninos Pensantes
14/04/2016 a 29/05/2016
. Exposição Marina Barra Clube
12/08/2015 a 31/12/2016
. Exposição Iate Clube -RJ
27/01/2015
Sobre a Curadoria – Edson Motta Jr
Edson Motta Jr é Bacharel e Licenciado em História, mestre em História da Arte. Iniciou sua carreira como auxiliar de restauro no Atelier de Edson Motta (Sênior) e, a seguir, diplomou-se em Conservação e Restauro de Pinturas pelo Courtauld Institute of Art, Universidade de Londres (1982 a 1985). Obteve o título de Doutor em Conservação e Restauro de Patrimônio Pictórico pela Universidade Politécnica de Valencia (2001-2004).
Frequentou breves estágios sênior de pós-doutoramento no Opificio delle Pietre Dure/ Laboratório de Restauro de Florença, na Universidade Católica Portuguesa/ Departamento de Conservação e Restauro e no Istituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro. Sua formação foi complementada ao trabalhar como conservador/ restaurador visitante no Departamento de Conservação do J. Paul Getty Museum, assim como no Centro de Conservação e Restauração da Generalidade da Catalunha e no Museu Nacional Reina Sofia, Madri.
Suas atividades docentes incluem o ensino de Conservação e Restauro de Pinturas e Teoria da Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro além da coordenação de diversos cursos de curta duração e workshops de atualização ministrados entre 1999-2012 que contaram com os professores e profissionais conservadores/restauradores: Stephen Hackney, Alan Phenix, Sharon Cather, David Bomford, Alan Cummings, Thomas Caley, Joe Fronek e Chris Stavroudis.
Dentre seus trabalhos práticos destacam-se os trabalhos realizados em pinturas de cavalete pertencentes ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Niterói e Fundação Eva Klabin Rapaport. Da mesma forma, em 2016 e em colaboração com Cláudio Valério Teixeira, foram tratadas 25 obras do acervo do Palácio Guanabara, Rio de Janeiro e 28 pinturas do acervo do Palácio Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Em 1998 assumiu o restauro das obras de Carlos Chambelland no Palácio Pedro Ernesto/ Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e a seguir o tratamento do Pano de Boca do Teatro Municipal desta cidade. Em 2009 restaura, em colaboração com Cláudio Valério Teixeira, diversas pinturas murais de Eliseu Visconti e no ano seguinte os painéis Guerra e Paz de Candido Portinari. Trabalha atualmente como consultor/coordenador do restauro das pinturas murais do artista Emiliano Di Cavalcanti que decoram o foyer do Teatro João Caetano. Dentre suas publicações destacam-se: “As quatro integridades: manual de procedimentos para o restauro de pinturas” da Editora Desalinho (2018) e a “A Formação em Conservação e Restauro de pinturas no Brasil: influências e sugestões” da Editora Fiocruz (2020)
- https://www.edithrocha.com.br/
- Paula Ramagem
- PR Comunicação
-
Assessoria de imprensa
Paula Ramagem
21 99506 7999
Deixe uma resposta