Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte são os temas da 5ª edição da pós-graduação lato sensu da Clínica Pomar

Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte são os temas da 5ª edição da pós-graduação lato sensu da Clínica Pomar

Clínica Pomar
 
 
Angela Philippini, coordenadora do curso, quer aprimorar o trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.
 
 
 

Clínica Pomar abre as inscrições para a pós graduação lato sensu em Envelhecimento Ativo, Subjetividade e Arte, trazendo não só o (re)conhecimento dos momentos de crises e perdas, como a descoberta de talentos e potenciais adormecidos, auxiliando em novas formas de ‘ser’ e ‘estar’. A coordenação é de Angela Philippini,  arteterapeuta, psicóloga, diretora da clínica Pomar de Arteterapia, Presidente da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, Mestre em criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha e Doutora em Ecologia Social pelo EICOS-UFRJ .

 
 
O envelhecimento é um percurso complexo, multifatorial e desafiador como um caleidoscópio. Estratégias criativas, expressivas, redes de apoio diversas e muita informação podem facilitar essa caminhada. O curso de pós-graduação Lato Sensu em Envelhecimento Ativo permite conhecer mais sobre o tema e habilitar-se ao trabalho com o público idoso, crescente no Brasil.

 
 
Sobre o Objetivo Geral 
 
 
Instrumentalizar a compreensão de conceitos básicos de criatividade aplicada às transições existenciais de envelhecimento, de modo a promover novas estratégias de inserção do indivíduo idoso às redes sociais e atividades intergeracionais da comunidade em que vive, estímulo à participação ativa, com ênfase em experiências com arte e cultura, favorecendo a criação de formas mais inovadoras e criativas de utilização e administração do tempo. Capacitar os alunos a promover oportunidades e experiências que gerem prazer e bem-estar ao indivíduo que envelhece, favorecendo a sua participação natural em ações comunitárias, propiciando bem-estar e melhor qualidade de vida. Informar que programas e políticas de envelhecimento ativo devem reconhecer a necessidade de incentivar e equilibrar responsabilidade pessoal (cuidado consigo mesmo), ambientes amistosos para o idoso e solidariedade entre gerações. Capacitar para o assessoramento de famílias de idosos e os indivíduos que precisam planejar, preparar-se para a velhice, e precisam se esforçar pessoalmente para adotar uma postura de práticas saudáveis em todas as fases da vida. Instrumentalizar profissionais de áreas diversas para que os ambientes de apoio voltados para o idoso facilitem opções saudáveis que sejam de fácil acesso em múltiplos sentidos (econômico, geográfico e de acolhimento). (OMS, 2015 p.18) 
 
 
Sobre a metodologia de ensino
 
 
 Aulas expositivas, leituras e debates de textos, filmes, dinâmicas de grupo, experiências com modalidades expressivas diversas, participação de atividades de campo relativas a fazeres artísticos, voltadas (ou não) ao público idoso.
 
 
Sobre a equipe docente
 
 
. Angela Philippini (coordenadora ) – Envelhecimento ativo / Psicologia analítica
. Marcia Costa – Oficina de criatividade
. Marcelo Adão dos Santos – Neurociência / Neuroestética
. Paulo Antunes – Teatro Terapêutico
. Cristiane Gerolis – Movimento Terapêutico
. Alex Xavier Flores – Bioética / Cuidados Paliativos
. Priscila Ferreira – Consciência Corporal / Dança
. Nivea Freitas – Fotografia / Memória Afetiva
. Bruna Estrella – Alimentação Natural
. Bernardo Arraes – Metodologia de Pesquisa
. Danielle Spada – Mídias Digitais
. Luiz Costa Lima Neto – Música
. Tiago Pereira de Souza – Música
 
 
 
Informações e inscrições
 
Pomar
Contatos: (21) 99677-3636 / 98221-0475
Início: 12 de março de 2024
Duração: 18 meses
Com aulas síncronas integralmente on-line pela plataforma Google meet sempre às feiras das 18 às 22h ( horário do Brasil)
Vagas limitadas

Deixe uma resposta