Mulher sofreu três fraturas na coluna e técnica minimamente invasiva garantiu recuperação rápida e sem sequelas para ela voltar para a Sérvia
Marja Dragojlovic, de 26 anos, voltou ontem (dia 23/10) para a Sérvia. Sua recuperação, após a cirurgia para corrigir as múltiplas fraturas na coluna, foi considerada um sucesso pela equipe de neurocirurgiões da Medplus que opera no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias (RJ). Vinicius Zogbi, Felipe Muniz e Guilherme Wanderlei usaram uma técnica minimamente invasiva, de percutânea, pouco comum nos casos de alta complexidade onde há risco de sequelas graves.
Marja fazia uma trilha por um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro quando caiu de uma altura de seis metros. Teve múltiplas fraturas. As de ombro e braço foram resolvidas na capital fluminense, mas as de coluna precisavam de atendimento especializado e por isso ela foi transferida para o HMAPN, onde foi tratada pelos médicos da Medplus, que faz a gestão dos profissionais na unidade de saúde.
“Ela chegou aqui com três fraturas na coluna: uma cervical, uma dorsal alta e uma dorsal baixa instável, na altura da D11. Nosso desafio era estabilizar a coluna, corrigindo as fraturas sem danos neurológico, ou seja, evitando que ela pudesse ter sequelas”, explicou Zogbi. Segundo o neurocirurgião, a perícia da equipe e o fato de o hospital ter o material para implantar os 8 pinos e as duas hastes por meio de uma punção na pele para ter acesso a coluna, sem lesionar a musculatura, fez a diferença no tempo de recuperação.
“Usando essa técnica percutânea minimamente invasiva a paciente que chegou no dia 6, foi operada, voltou esta semana para tirar os pontos e já foi liberada para voltar para sua casa. Está sem dor e terá uma vida normal, sem sequelas”, relatou Zogbi.
A cirurgia bem sucedida foi festejada pela equipe de gestores e do consulado da Sérvia. “O atendimento foi de primeira linha. O sistema público foi excelente e a paciente está em ótimo estado de saúde”, declarou o cônsul e ex-ídolo do futebol, Dejan Petkovic. Para o diretor geral do HMAPN, Thiago Resende, o hospital mostrou, mais uma vez, que é preparado para receber casos complexos e de emergência, tendo inclusive equipamentos que até pouco tempo só eram disponíveis em unidades particulares. “Temos todos os equipamentos e estrutura no hospital e isso garantiu que pudéssemos atender e promover toda a reparação da coluna da paciente”, relatou Resende.
Para Tiago Simões Leite, diretor médico da Medplus, responsável pelos serviços especializados no hospital, “essa cirurgia é mais um marco na história recente da unidade que tem se destacado pelo sucesso no tratamento de casos raros e complexos”. Foi a equipe da Medplus que operou o carpinteiro que teve o crânio perfurado por uma estaca, o menino baleado na cabeça e a mulher sofreu a separação entre a coluna vertebral e a pelve num acidente de automóvel.
O HMAPN é referência para toda a Baixada Fluminense e Grande Rio, e fica no km 109 da Rodovia Washington Luiz, em Jardim Primavera, Duque de Caxias.
Medplus no HMAPN
No HMAPN, a MedPlus faz desde o planejamento de escalas médicas e gerenciamento de materiais e insumos, até a seleção dos cerca de mil profissionais médicos que atuam no hospital em 26 especialidades. Desde a municipalização do Adão Pereira Nunes, no dia 19 de janeiro de 2022, a Medplus ajudou a efetivar 298.927 atendimentos de emergência, 183.695 atendimentos ambulatoriais, 46.799 internações, 47.382 cirurgias e 510.139 exames de imagem no hospital.
- ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação
Deixe uma resposta