Idosos usando mais internet pelos smartphones: o que seu negócio precisa fazer?
Idosos tem muita dificuldade em usar smartphone ou tecnologia? Essa informação vai te surpreender: 66% das pessoas com 60 anos ou mais acessaram a internet em 2023 pelo celular, ou seja, 22,5 milhões de idosos. Para dimensionar esses dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, menos de um em cada quatro idosos utilizava celular para acessar a internet em 2016, representando 24,7% do público.
Ediney Giordani, especialista da KAKOI Comunicação, lembra que, no final dos anos 90, a maioria dos usuários era formada por jovens e não existiam smartphones. Contudo, como esse mesmo público cresceu com a internet, era esperado que o perfil etário mudasse:
“Podemos incluir nessa conta a popularização dos aparelhos móveis e planos de internet mais acessíveis. Com um público dessa proporção, as redes sociais das empresas precisam ter uma linguagem que realmente converse com esse público mais maduro”.
Facebook ainda é relevante para o público 60+
Sim, o Facebook ainda é forte, como ficou claro em outra pesquisa, desta vez da Trends Group Inc., sobre o percentual de usuários na rede social de Mark Zuckerberg: em 2018, 11% dos usuários tinham mais de 60 anos, contra 67% em 2022, ano em que a pesquisa foi realizada.
“As empresas precisam dar maior ênfase às redes sociais que estão alinhadas ao seu público, mas lembre-se de que seus seguidores podem interagir em uma rede e compartilhar em outra. Por exemplo, 31,3% das pessoas com mais de 60 anos permanecem online até 10 horas todos os dias. Por isso, planejar cada ação, cada postagem, é importante para manter esse público interagindo constantemente”, recomenda Ediney.
Com tantas redes sociais em um único aparelho, é fácil alguém sair do WhatsApp para o TikTok ou do Facebook para o Instagram. Para cuidar de tudo ao mesmo tempo, a dica de Ediney é simples: planejamento.
“Dentre as estratégias mais eficientes, vale a pena seguir um calendário com datas especiais, criar promoções temáticas e saber utilizar conteúdos que conversem com seu público. Há momentos em que o meme faz sentido, outros em que um tom mais informativo é necessário. O importante é manter tudo organizado e sincronizado.”
Usar elementos visuais como GIFs, memes, imagens, fotos reais, carrosséis e vídeos para despertar o interesse. No entanto, nunca faça o famoso “postei e saí correndo”:
“Haverá comentários, então monitore, interaja, responda em menos de 24 horas, mande aquele “like” nas respostas e, mais importante, crie filtros e diretrizes para remover postagens ofensivas. Uma mensagem abandonada é a deixa para uma pessoa deixar se seguir e interagir com o seu perfil” completa.
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