Em todo o mundo, as cidades históricas se transformaram em receptivos turísticos. As cidades históricas/culturais e turísticas têm como patrimônio, o produto material e imaterial, templos, monumentos, museus, meio ambiente e uma vasta culinária com pratos típicos.
Por isso, chamamos a atenção para Itu, uma cidade histórica, que já completou 412 anos de fundação, considerada o Berço da República, Roma Brasileira e a capital nacional do exagero. Também tem tradição na culinária italiana e caipira.
Importante lembrar que a Estância Turística de Itu fica somente a 90 km de São Paulo, a capital responsável pelo maior número de turistas que visitam a cidade. Além disso, servida pela ótima rodovia Castello Branco, a apenas 30 km de distância do terceiro maior aeroporto do País – Viracopos.
Um grande número de museus – o Museu Republicano Convenção de Itu, Museu da Energia, da Música, Exército, Memória da Santa Casa de Misericórdia, Museu Fundação Fábrica de Artes Marcos Amaro, Museu e Arquivo Histórico Municipal, entre outros, são um grande atrativo turístico/cultural.
Além de uma excelente mostra de casario colonial, no centro histórico da cidade, o Mercado Municipal, inaugurado em 14 de maio de 1905, o primeiro do interior do Estado de São Paulo, o Liceu Borges de Artes e Ofícios, e o Regimento Deodoro também são passeios imperdíveis.
O capítulo das igrejas barrocas é outra atração imperdível para os turistas. Na Praça da Matriz esta a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, construída em 1780, considerada o maior monumento barroco do Estado de São Paulo, tombada pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional) que foi elevada à categoria de monumento nacional.
As Igrejas de N.S. do Carmo, de 1777, N.S. do Patrocínio, de 1819, de São Benedito, de 1910, de Santa Rita, de 1728, Igreja do Bom Jesus, erguida, em 1765, no mesmo local onde existia a capela do século XVII que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Anexo a ela está o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, construído em estilo neo-renascentista, em 1904. Todas elas fazem parte do Centro Histórico de Itu.
Imperdível é o passeio por algumas das fazendas históricas, com casas bandeirantistas construídas em estilo colonial e que ainda retratam a grandeza dos ciclos do café e cana de açúcar que tornaram a cidade, nos séculos 17 e 18, a segunda mais rica do Estado, só perdendo para a capital.
Legenda da foto: Peregrinos em evento na Igreja de N.S. da Candelária, em Itu
23/09/2022
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br
www.grandeitu.com.br
- https://grandeitu.com.br/
- Raul Machado Carvalho - MTb 9766
- Mac Assessoria de Imprensa - www.grandeitu.com.br
Deixe uma resposta