A colheita de agosto atendeu por volta de 70 famílias
As chuvas recentes deixaram a horta do Museu da Cana de Sertãozinho (SP) verdinha e bonita. O programa “Horta Solidária”, projeto social do museu em parceria com membros da sociedade civil de diversos setores, já teve colheita em agosto deste ano e no dia 23 de novembro colherá mais uma safra que será doada às famílias de baixa renda da região.
A advogada Maria Eugênia Biffi é uma das voluntárias no projeto. Todos os finais de semana está no museu para colaborar com plantio de mudas ou sementes, revolver a terra ou regar a horta. “Não tem quem duvide que a atividade junto à terra faz bem à saúde, promove a solidariedade, a integração e o bem estar social. Estamos à disposição para compartilhar a experiência para que ela seja multiplicada”, comenta.
Os voluntários estimam colher mais de 100 pés de alface, almeirão, cenoura, pepino, cheiro verde, jiló, quiabo, pimenta biquinho e couve. “Esperamos chegar a uns 300 kits para doação nessa próxima semana”, informou Leila Heck, gestora do museu.
O Museu da Cana é cercado por espaços verdes e abriga um conjunto de edifícios históricos do setor sucroenergético. Uma área de 2.000 metros quadrados foi selecionada para o plantio dos alimentos de forma orgânica.
A seleção das famílias beneficiadas é feita pelo Centro de Referência de Assistência Social de Sertãozinho (CRAS I). A colheita está prevista para iniciar às 7h da manhã no dia 23 e a distribuição dos alimentos começa em seguida, ainda no período da manhã.
Deixe uma resposta