Os 4 mitos sobre trabalho remoto derrubados

Os 4 mitos sobre trabalho remoto derrubados

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Trabalhar remotamente já é comum e não é para menos. Muitos funcionários estão optando por dormir mais 30 minutos em vez de ficarem presos no trânsito e as vantagens não param apenas com esta mudança.  De acordo com uma pesquisa Gallup de 2015, antes da pandemia, portanto, 37% da força de trabalho dos EUA já trabalhava remotamente e essa porcentagem continua aumentando.

Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, lembra que muita gente prefere comer comida caseira na mesa da sala de jantar, em vez de comida congelada no micro-ondas na sala de jantar do escritório. Em suma, o trabalho remoto funciona:

“Já passou da hora de deixar os estereótipos de lado. Para os opositores do trabalho remoto em casa, existem detalhes que desmistificam pelo menos 4 mitos sobre esse setor cada vez mais popular”.

Catalano elenca cinco mitos que ainda insistem em permanecer quando o assunto é trabalho remoto:

MITO 1 O trabalho remoto diminui a produtividade
É fácil supor que alguém que trabalha remotamente se distrai mais facilmente porque não tem um chefe cuidando dele. Estudo da Harvard Business Review prova o oposto! Algumas empresas tiveram um crescimento de produtividade de 13,5% após habilitar o trabalho remoto:

“Alguém que trabalha remotamente não precisa lidar com tantas distrações, por exemplo, o conhecido efeito de quebrar fofocas – a ideia de que os trabalhadores se distraem de seu trabalho indo tomar café e conversando, ou porque é aniversário de um colega e eles vão fazer-lhe um bolo”.

MITO 2 A comunicação sofre
Os aplicativos e programas de conversa eliminam as sutilezas das reuniões presenciais, ajudando os funcionários a se concentrarem no trabalho produtivo. No entanto, para isso funcionar, os gestores precisam deixar clara as expectativas e as ferramentas de comunicação, caso alguém decida trabalhar remotamente:

MITO 3 Reuniões não são eficazes
Como outras formas de comunicação, as reuniões são realmente mais eficazes quando ocorrem por Skype, Zoom ou outra tecnologia:
“As equipes remotas, no entanto, estão mais cientes dos diferentes fusos horários e cargas de trabalho quando um projeto específico recebe um horário específico. Hoje não tem mais mistério”

MITO 4 A cultura da empresa é afetada
Uma empresa excelente é aquela que trata seus funcionários bem e demonstra apreço pelas suas colaborações. Alguns ajustes simples nas estratégias de comunicação são suficientes para corrigir completamente esse problema: “Os gerentes precisam se esforçar para mostrar a importância que dão a cada membro da equipe ainda que não estejam disponíveis para uma visita ou conversa diária, mas isso não arruína as culturas positivas da empresa”.

 

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