Após o Prato Principal, abre-se a Sobremesa, com leitura de poemas de todos os presentes, encerrando-se com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto ou de sua preferência ou autoria.
Estiveram na Ponte de Versos em 2022: em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Mônica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão. Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. Em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu. Em março,
Bernard Sader Tinoco, Rômulo Pacheco e Evelyn Silva.
Ibis Libris realiza, mensalmente, na Blooks Botafogo, a “Ponte de Versos”, evento literário tradicional, que, este ano, comemora 24 anos em junho. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” tornou-se parte da cena poética carioca.
No “Prato Principal”, cada poeta convidado lê por 15 minutos. Em seguida, abre-se a “Sobremesa” aos presentes, quando poderão recitar um poema de cada vez e, por fim, a “Saideira”, lendo mais um breve poema.
A “Ponte de Versos” acontece excepcionalmente no próximo dia 5/04 (quarta-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca.
Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!
Suzana Vargas é poeta, autora de literatura infantil e juvenil, ensaísta, professora de literatura, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há mais de 20 anos, faz a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais Internacionais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a Campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. É curadora do projeto Estação Pensamento & Arte da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Há 18 anos, criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária, a “Estação das Letras”, único no país. Em 2012, foi nomeada Coordenadora Nacional do Projeto Caravanas de Escritores, do Ministério da Cultura/ Fundação Biblioteca Nacional. Possui 16 livros publicados, entre eles, “Caderno de Outono”, indicado ao Prêmio Jabuti e o ensaio “Leitura: uma aprendizagem de prazer”. Tem poemas traduzidos na Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França entre outros países.
Carmem Teresa Elias é Pós-graduada em Letras pela University of Cambridge, a UFF e a UERJ. Tem 10 livros publicados, entre eles, “Bigúmea”, “Poesias ao acaso”, “Insano” (poemas), “Uauiará: peixe-homem” (romance infanto-juvenil), “Perdidos atávicos” (contos) e “Até onde o Tocantins me tocar” (crônicas, lendas e poemas). Seu livro de contos “Perdidos atávicos” recebeu quatro premiações. Também é artista plástica e criadora e diretora do projeto socioeducativo “Poesias ao Acaso”, que realiza exposições de arte, oficinas e saraus de poesia e arte em escolas, centros culturais e comunidades há 15 anos. Foi presidente da Academia Panamericana de Letras e Artes (2017-2021) e é membro do Pen Clube Internacional (RJ) e da UBE-RJ.
Sobre a Ibis Libris
Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000, e hoje tem mais de 600 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres. Em 2022, lançou “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos, pelo selo Maat.
Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti de 2022, concorrendo em 16 categorias. Além disso, Thereza Christina fez o pedido de inserção do Dia da Primavera dos Livros no Calendário Oficial da Cidade, aprovado em 6 de outubro de 2022.
Segundo Thereza Rocque da Motta, a “Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, por isso, criei uma editora para transformar sonhos em realidade”.
Instagram: @ibislibris
Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499
- https://www.ibislibriseditora.com.br/
- Paula Ramagem
- PR Comunicação
-
@paulasoaresramagem
Deixe uma resposta