Porquê participar do programa Solve for Tomorrow Brasil

Porquê participar do programa Solve for Tomorrow Brasil

KV_SFT_2024_APROVADO_V2

O Solve for Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung com coordenação geral do Cenpec, está com as inscrições abertas para a sua 11ª edição. Professores e alunos de escolas públicas de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 10 de julho, com projetos criados a partir da metodologia STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Veja abaixo três motivos pelos quais os docentes da rede pública devem estimular seus alunos a participarem da iniciativa:

1.     Oportunidade de desenvolver habilidades diversas

Com o Solve For Tomorrow, os estudantes da rede pública têm a oportunidade de aplicar, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula. O programa estimula a criação de protótipos relacionados às áreas de Ciências, Engenharia e Matemática, e correlatas. Assim, as equipes inscritas podem ver, de maneira prática e aplicada à sua própria realidade, como o conhecimento pode contribuir para a criação de projetos que fazem a diferença na vida das pessoas.

2.     Oferece soluções para demandas da sociedade

O Solve for Tomorrow incentiva a criação de projetos que solucionem demandas reais da sociedade. Em projetos que já passaram por edições anteriores, os alunos criaram soluções em sustentabilidade, saúde, educação, segurança pública e construção civil, entre outros temas, de acordo com as principais necessidades de cada região. Essa é uma oportunidade de contribuir para melhorias para as comunidades em que esses alunos estão inseridos, trazendo mais qualidade de vida às pessoas de sua região.

3.     Iniciativa premia projetos inovadores em STEM

A partir da semifinal de cada edição, o Solve For Tomorrow Brasil premia as equipes responsáveis pelos protótipos semifinalistas, finalistas e vencedores, que são definidos em duas categorias: Vencedores Nacionais definidos por uma banca julgadora, e vencedores pelo Júri Popular, que são definidos por uma votação aberta ao público. A iniciativa premia os alunos das equipes ganhadoras com produtos da Samsung, como smartphones, tablets, notebooks e Smart TVs. Clique aqui para conhecer os vencedores da décima edição.

Como participar do Solve for Tomorrow Brasil 

Para fazer parte da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil, as equipes devem conter de 3 a 5 alunos, todos do ensino médio, sob a orientação de um professor orientador responsável por lecionar alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. A equipe também pode inscrever um segundo educador como Professor(a) Parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para ao menos dois integrantes da equipe participante.

 

Desde a sua 10ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil passou a permitir a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.

 

Sobre o Solve For Tomorrow Brasil

 

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

 

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

 

Plataforma Solve for Tomorrow Latam

 

Com um cronograma pré-definido para promover uma experiência única aos participantes, a plataforma Solve For Tomorrow Latam ainda oferece materiais pedagógicos voltados aos professores de toda a região, a fim de contribuir com a criação de projetos STEM nas salas de aula. No decorrer do programa, também acontecem sessões de mentorias aos grupos inscritos, contribuindo para possíveis melhorias a serem aplicadas nos projetos inscritos. Outro diferencial do programa é a cerimônia de encerramento, na qual as equipes finalistas se unem em um evento de premiação aos vencedores, divulgados na ocasião. Você pode assistir à cerimônia de premiação da mais recente edição do programa clicando aqui.

*Ou até que se esgotem as 2.800 vagas disponíveis (as vagas são contadas por equipe/projeto inscrito).

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED e oferece uma experiência conectada perfeita por meio do seu ecossistema SmartThings e da colaboração aberta com parceiros. Para acompanhar as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br/.

 

Sobre o Cenpec

Cenpec é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há mais de 30 anos trabalha pela promoção da equidade e qualidade na educação básica pública brasileira. Por meio de pesquisas e de tecnologias educacionais, contribui no desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, na formação de profissionais de educação, na ampliação e diversificação do letramento e no fortalecimento da gestão educacional e escolar. Em parceria com redes de ensino, espaços educativos e outras instituições de caráter público e privado, atua dentro e fora das escolas públicas para diminuir as desigualdades e garantir uma educação de qualidade a todos e todas. Saiba mais: www.cenpec.org.br.

Deixe uma resposta