No processo de terceirização é normal que empresas especializadas em recrutamento e seleção prestem este serviço para outros negócios que também possuem este departamento. Pode parecer paradoxal num primeiro momento, mas faz todo sentido.
Para Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA, é normal que empresas terceirizam certas atividades, principalmente quando a atividade do departamento interno de RH da contratante é bem diverso:
“O RH de algumas empresas pode ser responsável por uma série de atividades, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, mas também existe o foco na folha de pagamento, na gestão de benefícios e saúde ocupacional. Essas tarefas podem ser complexas e exigir uma equipe qualificada e experiente, justificando a terceirização para ajudar em algumas etapas”.
Qual o momento do RH terceirizar?
A terceirização é uma alternativa para empresas que desejam otimizar o trabalho interno de RH desde que faça sentido na estratégia. A contratante passa a contar com profissionais altamente qualificados, experiência em diversas áreas e sem os vícios internos que podem contaminar o processo de recrutamento
“Mais que apenas um serviço, a terceirização deve ser encarada como uma solução não apenas para encontrar talentos, mas para gerir alguns aspectos que sobrecarregam internamente os departamentos de RH das empresas. Desvincular certas atividades garante que os serviços sejam realizados com mais eficiência e qualidade em atividades rotineiras”
Qual o verdadeiro ganho?
Quando a terceirização começa a assumir certas responsabilidades, o RH interno pode direcionar seu tempo para funções mais estratégicas: “A equipe interna de RH pode começar a criar novas atividades de impacto, estamos falando de criar ações para desenvolvimento de pessoas e de talentos, sem perder tempo com atividades rotineiras que podem ser terceirizadas sem prejuízo para o negócio” finaliza Pádua.
Deixe uma resposta