A Síndrome Text Neck ou mais conhecida popularmente como Síndrome de Pescoço de Texto é uma nova doença da coluna vertebral causada pela má postura durante o uso excessivo do celular. Isso porque a grande maioria das pessoas se curva para frente enquanto le e digita algo na tela ou fica com a cabeça flexionada para baixo e na direção do queixo ao mexer em dispositivos móveis.
Recentes estudos identificaram que a prevalência de cervicalgia pode variar de 17% a 68% entre os usuários de smartphones. Além disso, digitar mensagens ou textos no celular, principalmente, na posição sentada, é a condição que causa maior flexão e sobrecarga na região do pescoço.
Segundo Dr. Anderson Alves Dias, ortopedista e traumatologista, especializado em Coluna Vertebral, o aumento da flexão do pescoço durante o uso do dispositivo pode provocar alterações biomecânicas e sobrecarga na região cervical. “Foi baseado nessas informações que surgiu o termo ‘text neck’ ou ‘pescoço de texto’”.
O Dr. Anderson explica que é fácil identificar a postura correta ou também conhecida como posição neutra. “Quando a pessoa tem as orelhas alinhadas com o centro dos ombros, o peso da cabeça se encontra bem distribuído, sem causar excesso de pressão nas vértebras, nem nos músculos do pescoço podemos dizer que está com a postura correta”.
Já quando a pessoa digita ao celular nem percebe que está inclinando sua cabeça para frente, o que sobrecarrega demasiadamente o peso sobre as vértebras e os músculos do pescoço. “Imagine o quanto prejudicial é para o corpo ter um peso de cerca 30 kg sobre as vértebras do pescoço por longos períodos, já que o brasileiro passa em média mais de cinco horas usando celular”, destaca o médico.
Para o ortopedista, ainda são necessários estudos biomecânicos mais detalhados e com maior amostragem de participantes, bem com estudos longitudinais de longa duração para entender melhor os mecanismos de lesão e intervenção.
Normalmente os primeiros sintomas da Síndrome do Pescoço de Texto são mais leves e temporários, tais como dor inespecífica, espasmos e contratura muscular na região cervical e parte superior do tronco. Porém quando a postura não é corrigida, a degradação acaba sendo contínua e levando a sintomas mais sérios como inflamação dos ligamentos, músculos e nervos, dor de cabeça crônica, degeneração das vértebras, formigamento nas mãos e nos braço, até hérnia de disco.
A indicação de tratamento da cervicalgia devido à Síndrome de Pescoço de Texto segue as recomendações tradicionais que preconizam o tratamento conservador com medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou relaxantes musculares e associados à fisioterapia e a manter uma postura correta.
“É uma nova doença que pode afetar consideravelmente uma boa parte da população, por isso é importante alertar e chamar a atenção para que as pessoas prestem mais atenção na postura quando estiverem digitando ao celular e, como dicas, tentar segurar o celular na altura dos olhos, não usar celular com apenas uma das mãos e fazer pausas regulares de meia em meia hora”, finaliza Dr. Anderson.
Sobre Dr. Anderson Alves Dias
Ortopedia e traumatologia, especialista em Coluna Vertebral, Fellowship em cirurgia minimamente invasiva pelo SpineFoundation em San Diego na Califórnia e pelo SpineColorado – Colorado – EUA.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e fundador do ISD – Instituto Sem Dor.
Insta: @drandersonadias e @institutosemdor
- Soraya Simón
- 3S Assessoria em Comunicação
-
3S Assessoria em Comunicação
Soraya Simón
soraya3s.ss@gmail.com
11 99329-3306
Deixe uma resposta