Sommelier do DUQ indica rótulos especiais para os meses mais quentes do ano

Sommelier do DUQ indica rótulos especiais para os meses mais quentes do ano

Duq11102023--5-

Entre as indicações de José Vinícius Chupil, sócio do DUQ, tem opções de espumante tinto e um vinho fortificado que acompanha bem pratos de frutos do mar, um dos preferidos nesta época do ano

Quando os dias ficam quentes e ensolarados, fica difícil escolher o vinho certo para acompanhar o cardápio mais leve desta época do ano. Por isso, o sommelier José Vinícius Chupil, um dos sócios do restaurante DUQ, de Curitiba, sugere uma lista de rótulos que harmonizam bem com os pratos leves, geralmente mais apreciados na primavera e no verão.

Chupil foi eleito, no último mês de agosto, o sommelier campeão da cidade pelo Prêmio Bom Gourmet 2023 e o DUQ também ganhou o prêmio de Melhor Carta de Vinhos. A Carta de Vinhos e a Carta de Bebidas do DUQ também foram premiadas neste ano pelo Melhores da Taça 2023, premiação promovida pela revista Prazeres da Mesa, uma das mais importantes da gastronomia brasileira. O sommelier destaca que sugere nesta pequena lista também rótulos que harmonizam bem com a culinária brasileira: “mesmo nos dias mais quentes, o brasileiro não perde o costume de comer a feijoada, por exemplo. E para pratos assim, sugeri um espumante tinto português que limpa o palato e deixa a refeição mais leve”, afirma.

 

Confira a lista de 10 rótulos indicados por José Vinícius Chupil:

 Fortificado

Jerez Fino do produtor Fernando de Castilla-Andaluzia – Espanha

Existe os que amam e os que odeiam esse vinho, mas vale a pena provar esse fortificado seco de cor verdeal com aromas citricos, de sabor acentuado e salino. Em pequenas doses é um bom acompanhamento para tapas, tábuas de frios ou pratos de frutos do mar salteados no azeite de oliva.

 

Espumantes

Sur Lie 30 meses da Casa Valduga Bento Gonçalves-RS – Brasil

Espumante natural com base na Chardonnay e Pinot Noir de acidez vibrante e boa intensidade em boca, vinho ideal para os dias quentes e par perfeito dos pratos de frutos do mar regados no azeite de oliva.

 

Insólito Corte ll Bento Gonçalves-RS – Brasil

Feito das uvas Trebbiano e Chardonnay, esse rótulo entrega frescor, boa cremosidade com delicadeza e uma boa dose de expressão do que pode ser um espumante brasileiro.

 

Cave Messias tinto bruto

Esse espumante tinto elaborado na Bairrada, em Portugal, é para  quem aprecia um bom prato de feijoada mesmo nos dia quentes. Pode ser uma ótima combinação, estruturado, com taninos presentes e notável acidez pra limpar o palato e tornar a refeição mais leve.

 

Brancos

Cata Sauvignon Blanc da Cata Terroir

Apesar de ser um projeto de brasileiros esse vinho é elaborado com uvas de uma das regiões mais austrais do Chile, a chamada Bio Bio. É um vinho cítrico com frutas tropicais e notas florais. Ele tem a cara das estações mais quentes do ano.

 

Garzon Reserva Albariño – Uruguai

Esse é um vinho produzido a partir da uva Albariño de baixa produtividade. Com aromas de frutas brancas, intenso e com hints florais, apresenta untuosidade em boca e acidez vibrante, característica marcante desse vinho delicioso.

 

Château La Brettoniere – Bordeaux – França

Feito de uma mescla de uvas Sauvignon Gris, Sauvignon Blanc e Sémillon, esse é um vinho embaixador dos brancos de Bordeaux. Tem aromas expressivos de frutas brancas e forte apelo floral no nariz, sendo em boca agradável com frescor e elegância.

 

Rosé

MIP Classic – Provence – França

Provence é a casa desse rótulo e uma das principais regiões do mundo na produção de rosés. Esse vinho tem cor de pétalas de rosas, com perfume que evoca frutas amarelas e um delicado floral. É agradável, elegante, fresco e descontraído. Vai bem em qualquer ocasião. 

 

Tintos

Morandé Terrarum Reserva Pinot Noir-Valle de Casablanca – Chile

O Valle de Casablanca no Chile tem clima predominantemente frio e é perfeito para o cultivo de castas brancas e da Pinot Noir. Esse belo exemplar pode ser consumido um pouco mais fresco e parceiro de peixes mais ricos e gordurosos. Também vai muito bem com longas conversas entre amigos.

 

Clos Ancestral do produtor Miguel Torres – Penedés – Espanha

Esse vinho tem na sua receita 3 castas, Tempranillo, Garnacha e Moneu. A última representa um resgate da Familia Miguel Torres de uma uva já quase extinta. Vinho de corpo médio e de boa intensidade, traz nos aromas frutas vermelhas como cereja, notas de violeta, leve tostado e especiarias com alguma salinidade.

 

Serviço:

Endereço: Duq Gastronomia – Alameda Carlos de Carvalho, 360 – Centro

Horário: de terça a sábado a partir das 19h

Informações e reservas pelo whatsapp: (41) 98854-4751

Instagram: @duqgastronomia @joseviniciusch @felipemiyake

***Estacionamento conveniado no local

 

  • IEME Comunicação

Deixe uma resposta