O mundo dos negócios passa por mudanças constantes. Há sempre um novo modo de buscar adaptar a tríade produtividade, lucratividade e qualidade, o que nem sempre é fácil. Para fazer frente a esse desafio, a terceirização se mostrou a opção mais eficaz a curto prazo. Uma pesquisa do Portal da Indústria do Sistema mostrou que cerca de 63% das indústrias brasileiras, por exemplo, terceiriza parte ou toda sua atividade.
Na prática, a terceirização entrega redução de custos, segurança jurídica, aumento na produção, principalmente em fluxos sazonais e agilizam a contratação de especialistas.
Um exemplo concreto vem de uma bandeira de cartões de crédito no Brasil que decidiu terceirizar 100% do seu atendimento ao cliente, liberando equipes de vendas para prospecção. Em pouco tempo, 15 dias mais precisamente, a taxa de conversão foi de 54,7%, bem acima da meta esperada, que era de 40%.
Renato Pádua, Gerente comercial da CWBem, empresa especializada em terceirização de serviços, conta que tanto a terceirização completa, quanto a parcial tem impacto direto na cadeia de produção:
“Alguns gestores ainda querem terceirizar a gestão de estoques, manutenção de equipamentos ou qualquer outro setor, por exemplo. A verdade é que a terceirização depende do gargalo que a empresa possua”diz Pádua.
A terceirização completa de uma operação
O impacto aparece no preço final do produto, tornando a empresa mais competitiva. Além disso, a empresa contratante da solução trabalha com números, então, tem apenas o necessário para a produção, sem desperdícios, e com clara vantagem na folha de pagamento:
“Na terceirização completa ou mais ampla, a solução é extremamente vantajosa. Os recursos economizados podem ser alocados para expansão das operações sem grandes investimentos”.
Quando escolher a terceirização parcialmente da produção
Opção indicada para quem procura personalização e qualidade. Delegar trabalhos mais complexos e manter apenas processos mais simples na empresa garante maior produtividade interna e melhor acabamento por uma empresa terceirizada.
“ Na terceirização parcial a empresa pode manter esforços no negócio principal, recebendo da terceirizada apenas o que é necessário de maneira bem feita, enquanto o gestor comanda as demais etapas de produção” finaliza Renato.
Deixe uma resposta