Novato no universo da Internet, o TikTok já ocupa espaço destacado com pouco mais de cinco anos de existência e mais de 755 milhões de usuários ativos mensais. Os dados da consultoria eMarketer – que exclui perfis falsos e de marcas na contagem – são suficientes para alavancar o aplicativo chinês como campeão de acessos em buscas no termo “Como fazer..”, superando, no mês de dezembro de 2021, o peso pesado Google.
Esse sucesso se reflete nas cifras. TikTok administra uma receita de US$ 6 bilhões em publicidade no somente do mercado dos Estados Unidos e, mesmo inferior aos mais de US$ 20 bilhões anuais que o YouTube recebe em anúncios, a tendência é que o novo “pequeno gigante” chinês ultrapasse o tradicional canal de vídeos do Google em pouco anos.
Para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, este aumento do tráfego é um movimento esperado no meio da tecnologia, que está sempre se reinventando de forma contínua, com adaptações e modernizações que seguem tendências para consumo de conteúdo;
“TikTok é um espaço online para todos, de adolescentes a idosos. Qualquer pessoa pode desfrutar e descobrir novos interesses, criadores e ideias. Diferente do Google, o sistema de recomendação do TikTok tem uma perspectiva que prioriza conteúdos com filtros para certas categorias de conteúdo que são indesejáveis. Basta que o usuário marque que não tem interesse para a rede social “pular“ automaticamente vídeos semelhantes no futuro”.
O “aplicativo de dancinhas” mudou
Utilizando a tendência de consumo rápido por vídeos curtos e divertidos, o TikTok passou a ser um repositório de conteúdo sobre praticamente qualquer assunto. Ganhando espaço com as famosas dancinhas dos usuários, o TikTok tem todo tipo de conteúdo, de dicas para passear com pets até limpeza de pele e conselhos pessoais.
O Google perdeu importância?
A força do Google segue intensa, mas o maior buscador do mundo ganhou um concorrente fortíssimo. Se no Google as pesquisas mostram conteúdos patrocinados e textos oficiais, no TikTok o sucesso está em pessoas comuns dando dicas com vídeos e postagens respondendo dúvidas de forma direta:
“As pessoas encontram nesta rede social uma troca de informações, de experiências. Claro, quando o assunto requer mais consistência, aí entra o Youtube e sites oficiais, mas para o ritmo de consumo frenético atual, o TikTok domina o ambiente”.
Empresas entraram com tudo
Os criadores de conteúdo de empresas já perceberam a tendência e passaram a recomendar serviços e produtos via TikTok, dialogando diretamente com seus seguidores, sem links e ou resultados patrocinados.
“TikTok é meu Google”
Um novo estudo mostra que o mecanismo de busca tem um concorrente sério – mesmo que este não tenha sido criado para ser um buscador. Uma criadora de conteúdo chamada:
“Uma coisa é ler sobre como fazer algo ou como um produto funciona, outra coisa é vê-lo em ação. Este é o diferencial que as empresas já perceberam: ter um TikTok oficial, de maneira profissional com estratégia de comunicação, significa estar no radar dos consumidores mais jovens” conclui o especialista.
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