Caminhadas ajudam no combate a diversas doenças

Caminhadas ajudam no combate a diversas doenças

caminhas-saude-oncologia

A rotina cada vez mais agitada, principalmente nas grandes cidades, faz com que muitas pessoas se esqueçam sobre a importância de realizar atividades físicas ou simplesmente se moverem mais, com caminhadas, ir de bicicleta para o trabalho quando possível, utilizar escadas no lugar de elevadores, entre outras ações que podem ser incluídas no dia a dia. Essas atitudes simples já são um bom começo para incluir mais movimento durante as horas do dia. 

Com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas começaram a trabalhar em casa, fazendo com que o sedentarismo ficasse mais presente ainda, uma vez que já não existia mais o trajeto de casa ao trabalho, ao ponto de ônibus ou metrô e mesmo a hora na academia que poderiam resultar na movimentação do corpo.

Um estudo publicado em janeiro de 2023 na revista americana Medicine & Science in Sports & Exercise, publicação científica que divulga pesquisas em esportes e ciência do exercício, mostra que apenas cinco minutos de caminhada a cada meia hora podem contrabalancear os efeitos negativos de ficar muito tempo sentado. 

De acordo com o rádio-oncologista do Oncoville, Henrique Balloni, o estudo mostrou novamente a importância de se manter em movimento. “A prática de exercícios físicos regular ajuda no equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa maneira, contribui na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles, de mama, próstata, intestino e endométrio”, aponta.

Lembre-se: o importante é se movimentar e não deixar o sedentarismo fazer parte da sua vida. É possível encaixar a atividade física na rotina. São diferentes as possibilidades, procure uma que se adeque ao seu estilo de vida.

Deixe uma resposta