ChatGPT: como a inteligência artificial pode ajudar candidatos na busca por emprego?

ChatGPT: como a inteligência artificial pode ajudar candidatos na busca por emprego?

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ChatGPT: como a inteligência artificial pode ajudar candidatos na busca por emprego? 

 

PageGroup orienta como usar a tecnologia de forma correta para alcançar uma nova oportunidade de trabalho 

 

O avanço do uso de inteligência artificial tem transformado a experiência dos candidatos na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Muitos profissionais têm recorrido aos chatbots para se destacar em processos seletivos, seja na capacitação para entrevistas ou em testes de redação. Consultores do PageGroup, referência mundial em recrutamento especializado de executivos de todos os níveis hierárquicos, avaliam as melhores maneiras de usar a IA na busca por um novo emprego.  

 

O chatGPT precisa ser visto como uma facilidade e não como uma ferramenta que substitua o conhecimento humano. O ideal é que os candidatos extrapolem o uso do robô, provocando uma combinação de dados e informações, para que as respostas sejam as mais completas possíveis, ajudando o profissional na tomada de decisão”, explica Mario Maffei, gerente da divisão de Tecnologia do PageGroup 

 

Confira abaixo algumas dicas do especialista de como utilizar a ferramenta e obter bons resultados:   

 

Tenha em mente o que deseja saber: o primeiro passo é definir quais informações deseja obter. A ferramenta ainda não está totalmente preparada, por exemplo, para levantar dados históricos mais recentes, uma vez que seu banco de dados é atualizado até setembro de 2021. “Se o candidato estiver procurando o chatGPT para pegar insights e dados sólidos, nesse momento ele não é a principal fonte de busca desse tipo de informação”, ressalta Maffei.  

 

Imagine-se em um bate-papo: a interação no chatGPT acontece no formato de pergunta e resposta. Baseado na pergunta principal, o ideal é fazer novas perguntas relacionadas ao mesmo tema. É importante seguir uma conversa lógica para que as informações não se percam e seja possível explorar o máximo de respostas encontradas pelo robô 

 

– Não faça perguntas visando respostas qualitativas ou baseadas em opinião: questões como “Qual é a melhor empresa para se trabalhar?” ou “Qual é o cargo que ganha mais salário?envolvem qualidade e a ferramenta não está programada para emitir opinião. Opte por perguntas mais completas, para que o robô correlacione informações em sua base de dados. Exemplo: “Considerando um profissional que deseja iniciar sua carreira no segmento de tecnologia e que atua no mercado de trabalho brasileiro, quais são as empresas mais bem posicionadas no cenário global?”. 

 

 

Questione sobre seu perfil e habilidades: o chatGPT também pode orientar possíveis caminhos a seguir em uma profissão de acordo com as habilidades comportamentais, conhecidas como softskills. Coloque na ferramenta suas principais características e pergunte as profissões mais compatíveis com seu perfil. Certamente, ele elencará áreas que podem ser escolhidas pelo candidato.  

 

 

– Não busque informações sobre tendências ou futuro: dificilmente o chatbot fará uma previsão, porque ele não foi programado para essa funcionalidade. Se a pergunta for bem formulada, provavelmente ele trará uma resposta baseada em um histórico sobre o assunto. Para quem está buscando emprego, não recomendaria usar a ferramenta para saber sobre mercados em ascensão, cargos em alta. A melhor forma do candidato é pesquisar sobre segmentos que mais cresceram ou quais profissionais são mais procurados em sua área”, comenta o especialista.  

 

 

Sobre o PageGroup 

 

Fundado em 1976 no Reino Unido, o PageGroup é uma empresa renomada composta por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo. Com presença em 37 países e listado na bolsa de valores de Londres, o PageGroup é uma referência no setor. 

 

No Brasil, o PageGroup possui 5 unidades estrategicamente localizadas em São Paulo, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. Oferecendo uma ampla gama de soluções em Recursos Humanos, a empresa se destaca no recrutamento de conselheiros, líderes executivos, alta e média gerência, assim como posições técnicas e de suporte à gestão. Além disso, o PageGroup oferece soluções em diversidade, principalmente no recrutamento de profissionais com deficiência, bem como serviços temporários, terceirizados, RPO (Recruitment Process Outsourcing) e recrutamento de alto volume. 

 

Com mais de 9 mil colaboradores atualmente, o PageGroup atua em diferentes culturas e mercados, o que lhe confere um conhecimento abrangente em escala global, regional e local. Desde sua chegada ao Brasil em 2000, nossos consultores já foram responsáveis pela contratação de mais de 40 mil profissionais. Essa expertise e experiência consolidam a reputação do PageGroup como um parceiro estratégico para empresas e profissionais em busca de soluções de recrutamento de alta qualidade. 

 

Mais informações para a imprensa:  
 
Conteúdo Comunicação  

 
Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)  
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