Os recentes ataques com vítimas fatais em escolas e creches mobilizaram todo o setor de segurança que percebeu a importância de se dar atenção aos trâmites de como evitar pânico generalizado. A primeira reação do mercado em grande proporção acontece dia 11 de maio, em Alphaville, Barueri, São Paulo, no evento Escola + Segura. O encontro gratuito criado pela revista Segurança Eletrônica contará com a presença de mais de 40 empresas de segurança discutindo e apresentando soluções sobre a integridade das crianças e professores nas escolas de todo o Brasil.
Na programação está previsto, inclusive, um debate sobre o Projeto de Lei que autoriza escolas da rede pública da capital paulista a contratarem serviços especializados de segurança para suas unidades escolares e a participação de um pai de um dos adolescente que testemunhou um atentado recente:
“A necessidade do uso do botão de pânico portátil já acontece há muito tempo nas escolas. Devido aos eventos ocorridos nos últimos dias, que alertaram todo mercado nacional de segurança, o encontro será o primeiro pensado exclusivamente para instituições de educação” explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos.
Botão portátil será demonstrado ao longo do evento
Uma das soluções mais aguardadas, e que estará em pleno funcionamento, durante o Escola + Segura será o Botão do Pânico da ztrax, que estará em ação em diversas empresas, como Grupo SATIS e DIGIFORT, para demonstrar o raio de ação e as funcionalidades da solução:
“Quantas tragédias as escolas estão esperando que aconteçam para implementar o botão do pânico portátil? Quais eventos trágicos os secretários de educação dos municípios brasileiros estão esperando que aconteça para munir as escolas com o sistema de alerta em tempo real?”
Portabilidade é a solução definitiva para casos de ataque
Os ataques acontecem quando menos se espera e a agilidade faz toda diferença. Não há tempo a perder quando um ataque está em curso, portanto sistemas em que o professores precisam destravar seu smartphone, abrir um aplicativo e só então acionar o sistema demoram demais:
“Não adianta colocar na mão de um professor um sistema que demora para ser acionado quando o que ele mais precisa é acionar a central em um segundo. O tempo de reação vale muito mais nestes momentos e a tendência de segurança é que toda uma cadeia de eventos seja colocada em ação com apenas um toque no botão”.
Portabilidade reduz vítimas
Para o especialista, o sinal de que algo está errado a partir do botão é capaz de enviar equipes especializadas no momento do ataque, incluindo o acionamento de câmeras de segurança em tempo real:
“Infelizmente, muitas empresas do setor começaram a oferecer pacotes de soluções que transformam a escola em uma entrada de banco, com férias câmeras e até detectores de metal, quando tudo o que as escolas precisam é da presença de um segurança fisicamente e botões portáteis conectados à uma central” afirma Marcelo Lonzetti.
Serviço
Evento Escola + Segura
Quando: 11/05/2023, das 14h às 19h.
Local: Blue Tree Premium Alphaville – Alameda Madeira, 398 – Alphaville, Barueri, São Paulo.
Inscrições gratuitas com vagas limitadas em: https://revistasegurancaeletronica.com.br/escolasegura/
Deixe uma resposta