Um grupo de três estudantes de Cascavel, no Ceará, está concorrendo na final do Solve For Tomorrow Brasil, programa global de cidadania corporativa da Samsung, com um protótipo chamado PectiVitalis, que funciona como um tipo de revestimento sustentável para reduzir o desperdício de frutos na região. Em sua décima edição no País, o Solve For Tomorrow é conhecido por incentivar alunos e professores da rede pública de ensino a criarem soluções inovadoras para problemas reais da sociedade utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A ideia do projeto surgiu como uma alternativa para a problemática do desperdício de frutos, uma vez que a economia do município de Cascavel gira em torno da agricultura e uma parte considerável das famílias dos alunos é composta por agricultores, produtores e comerciantes que sofrem com essa perda de produtos. A partir disso, os jovens estudantes passaram a trabalhar em uma alternativa de produto agroindustrial para ser usado como matéria-prima no desenvolvimento de um revestimento capaz de prolongar em até 14 dias a vida útil desses frutos.
“Trata-se de um revestimento plástico que cria uma barreira protetora para esses frutos, retardando o amadurecimento, protegendo contra danos físicos e reduzindo a umidade para preservar o frescor e o sabor”, afirma Heloina Lopes Capistrano, professora de biologia e orientadora do grupo. “O revestimento pode ser removido para consumo, mas também pode ser consumido junto ao fruto, sendo ótimo para o sistema digestório, uma vez que é produzido a partir da casca do maracujá, um carboidrato rico em pectina, a matéria prima do nosso revestimento”, explica.
“Estamos falando de uma iniciativa que ajuda agricultores, feirantes e produtores locais a reduzirem a perda de frutos por desperdício, maximizando lucros e fortalecendo as atividades comerciais e a economia circular”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Estamos muito felizes e satisfeitos em ter um projeto como este entre os finalistas do Solve For Tomorrow Brasil, pois o principal objetivo do programa é, justamente, entregar soluções criativas e inovadoras, por meio da tecnologia e da inovação, para melhorar a vida da população como um todo”.
“O projeto da equipe de Cascavel mostra como o trabalho por projetos na escola e a abordagem STEM, aliados ao olhar atento para o território, podem impulsionar a criação de soluções sustentáveis”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral do Solve for Tomorrow no Brasil. “Iniciativas como essa são importantes, também, para incentivar o interesse de jovens estudantes pela ciência e pela pesquisa, mostrando que esse é um caminho possível para suas vidas profissionais”.
Atualmente aplicando o protótipo na feira de Cascavel, a ideia já está beneficiando a sociedade local. Nesse processo, Heloina conta que as mentorias que o time do programa oferece está ajudando a equipe a desenvolver o projeto cada vez mais. “O protótipo foi criado pela equipe, mas foi desenvolvido nas mentorias. Nós aprendemos muito nesse processo, principalmente sobre as aplicações da abordagem STEM. Além disso, tem a questão da interação com outros alunos inscritos no programa. É muito bacana que eles possam trocar experiências com os estudantes de outros projetos. Isso também é importante”.
Para a educadora, o Solve For Tomorrow Brasil, em todas as suas edições, continua estimulando os jovens alunos a buscarem soluções sustentáveis para demandas da sociedade. “É uma iniciativa que fortalece a aprendizagem científica e motiva os estudantes a pensarem em novos projetos. Eles estão felizes e orgulhosos de chegar à final, e todas as expectativas foram superadas. Isso serviu de agente motivador até para que eles usem a aplicação da ciência e da tecnologia no dia a dia. Nós, de fato, consideramos esse projeto como uma resposta para o amanhã”.
Sobre o Solve For Tomorrow
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição atual, tem uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. Clique aqui para conhecer os dez finalistas da edição.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.
Para saber mais sobre o programa, acesse https://solvefortomorrowbrasil.com.br/ ou acompanhe o Solve For Tomorrow nas redes sociais. A iniciativa está presente no Facebook, Instagram e YouTube.
- https://news.samsung.com/br/
- Ruan Segretti
- CDN
Deixe uma resposta