Uma das redes que mais chama a atenção, o Instagram, tornou-se a rede com maior engajamento dentre os usuários no mundo inteiro. Se voltarmos nossas atenções apenas para o Brasil, analisando os dados da recente Pesquisa Instagram no Brasil – Janeiro/2023 criada pela Opinion Box, a força da rede social é a mais latente.
Ao compararmos os números atuais com a mesma pesquisa realizada em 2012, quando o Facebook ainda liderava como a rede social que os brasileiros mais usavam, hoje a ex-rede das fotos e filtros está na dianteira com 19%.
Para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, a rapidez e a facilidade na integração de usuários com marcas pelo Instagram alavancaram a rede para o topo: “Fica bem claro quando sabemos que 44% das pessoas utilizam o Instagram para interações com empresas, provando que a rede social é uma ferramenta de marketing poderosa que segue expandindo suas fronteiras”
Como o Insta é percebido pelo público?
Seja para marcar presença virtual ou para manter a visibilidade de produtos ou serviços, o Instagram evoluiu se mantendo como uma plataforma altamente visual, o que não a invalida como ferramenta de marketing para despertar o interesse das pessoas.
O especialista diz que o Instagram se tornou uma ferramenta ideal para vendas – os anúncios no Instagram estão mais eficientes, com 56% da audiência concordando que os anúncios exibidos têm relação com seus costumes ao clicar nas chamadas:
“A pesquisa mostra como a estratégia é certeira. O volume de compras concretizadas por estes anúncios em 2021, era de 34%, passando em 2022 para 42% e, agora no começo de 2023, já alcançando 46% de sucesso nas vendas”.
Influencers despontam na estratégia
Se antes os perfis dedicados a um segmento eram analisados com desconfiança, agora estes influencers passaram a ser referência. Já há uma aceitação para apostar em estratégias utilizando esta estratégia: “A era dos influenciadores ganhou mais oxigênio e as empresas já perceberam a mudança. De acordo coma pesquisa, vale a pena investir em influencers”
Para 66% dos entrevistados, o Instagram ajuda a propagar ideais de beleza, enquanto 52% afirmam que a rede social aproxima o usuário comum de pessoas famosas e 48% se sentem mais seguros para comprar produtos ou serviços indicados por alguém que segue.
Relevância dos influenciadores locais
Um exemplo recente aconteceu com o perfil Irônicos da Baixada. O perfil é dedicado aos torcedores do Club Athletico Paranaense contando com 55 mil seguidores e realizou uma campanha para uma loja de equipamentos de celular em Curitiba. A estratégia serviu para para alavancar as vendas de produtos com motivos do clube de futebol, alcançando um aumento de 35% em vendas:
“As empresas que apostam em micro-influenciadores conseguem um bom engajamento, aliando a notoriedade do perfil com produtos de nicho. Ao citar influenciadores, muitos associam com astros de TV ou músicos, mas um bom influenciador local pode trazer resultados direto nas vendas pelo Instagram.” completa Ediney.
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