Você já se perguntou qual o destino do óleo usado nas maiores redes de restaurantes do mundo? Todos os dias, milhares de litros de óleo são utilizados e descartados, dependendo do descarte correto do resíduo.
Para Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos, os restaurantes precisam se preocupar em zelar pelo óleo usado e a prática da reciclagem deveria ser adotada por todos:
“Se o consumo anual de óleo ultrapassa a casa dos três bilhões de litros, a consequência é um volume de resíduos no mesmo ritmo. O problema já começa nos restaurantes. Se este conteúdo é despejado na pia, a caixa de gordura não vai conseguir segurar o volume gorduroso, entupindo a tubulação e causando danos maiores quando alcançar a rede pública de tratamento de esgoto e água.”
Exemplos das grandes redes de restaurantes
Quando um restaurante recebe uma boa qualificação, a análise envolve não apenas os temperos e o atendimento, mas também sua estrutura, higiene e boas práticas internas. Por isso que os principais restaurantes criam seus protocolos para recolher óleo usado.
O processo é fácil de ser implementado: um coletor instalado no restaurante receber esse óleo ao longo de um certo período, devidamente embalado em garrafas PET, e é transportado para ser transformado em períodos combinados:
“Pode reparar que os pratos dos maiores restaurantes mantêm o mesmo sabor todos os dias. Essa percepção é dos consumidores, que optam por comer em locais com ingredientes frescos justamente para encontrar a mesma experiência a cada pedido. O óleo muito velho pode estragar alimentos, alterando suas cores, sabores e aromas. Os restaurantes mais famosos trocam seu óleo quase diariamente, especialmente quando há uma frequência maior de pedidos”, completa Vitor.
Deixe uma resposta