Primeiro Fundo Brasileiro de Educação Ambiental da América Latina promove campanha filantrópica pela conservação da Mata Atlântica no Litoral Norte de SP

Primeiro Fundo Brasileiro de Educação Ambiental da América Latina promove campanha filantrópica pela conservação da Mata Atlântica no Litoral Norte de SP

Ação de moradores no curso cuidadores das águas no LN de SP 2019. Foto de Ed Davies-4eeaca66

Mata Atlântica Litoral Sul de SP - Mosaico Jureia. Foto Ed Davies-55a77f32

FunBEA também participará da maior feira de arte de rua de São Paulo, na Vila Madalena, com exibição de documentário em realidade virtual para mostrar a costa litorânea de SP

SP, agosto de 2022. A Mata Atlântica, que já foi o maior bioma da América do Sul, atualmente é o mais devastado e com menor cobertura de vegetação original – cerca de 12%, de acordo com informações do National Geographic Brasil.

Dados do Atlas da Mata Atlântica, estudo realizado desde 1989 pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apontam que somente no último ano, o desmatamento da Mata Atlântica ultrapassou 400% em São Paulo.

E é para mudar significativamente esses números e, consequentemente, o cenário de emergência climática no qual estamos vivendo, que surgiu, em 2011, o primeiro Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA, na América Latina, sendo referência em Educação Ambiental para mobilizar recursos para projetos, redes e movimentos socioambientais para construir sociedades justas e sustentáveis.

O FunBEA, formado por um grupo de pesquisadores e ativistas socioambientais que acredita na educação ambiental como um caminho potente de transformação, considera que a Educação Ambiental deve gerar mudanças na qualidade de vida e maior engajamento de pessoas, empresas e tomadores de decisão.

Despertar e valorizar o pertencimento de cada ser humano dentro do planeta Terra é imprescindível para uma sociedade sustentável. É preciso falar, fazer campanha, nos educar, agir, fazer escolhas pelo coletivo, tornar a Educação Ambiental popularizada para uma real transformação social”, analisa Semíramis Biasoli, Secretária Executiva do FunBEA.

QUANTO VALE? “Quanto vale” é o nome da primeira campanha filantrópica do FunBEA voltada para iniciativas e movimentos socioambientais de conservação da Mata Atlântica no Litoral Norte de SP, integrando o Programa de Apoio Estratégico da Rede de Filantropia para a Justiça Social. O projeto contempla amplas frentes para mitigar o desmonte da educação ambiental que vem sendo visto no Brasil.

Por que o Litoral Norte? A região possui mais de 40 mil hectares de Mata Atlântica distribuídos entre áreas de preservação (os parques estaduais) e áreas urbanizadas. As nascentes que brotam nas florestas abastecem grande parte da população sudoeste brasileira, além dos seus serviços ecossistêmicos, como regulagem do clima e biodiversidade.

O Litoral Norte também abriga um grande tesouro histórico e cultural, com terras indígenas e de povos tradicionais, como os caiçaras e quilombolas, que são vestígios das origens brasileiras. Esse patrimônio é cuidado e mantido pelas próprias comunidades locais com pouco ou nenhum apoio e recurso de fora. A Educação Ambiental como um todo está sofrendo uma grande defasagem de apoio e políticas públicas, como explica a Secretária Executiva do FunBEA, Semíramis Biasoli.

“A falta de priorização da Educação Ambiental no País implica em uma queda significativa de recursos destinados à implementação de políticas públicas nessa área, sejam recursos próprios, sejam de instituições parceiras e cooperação internacional”, fala Biasoli.

O Litoral Norte é um dos destinos preferidos de muitas pessoas para viagens de final de semana, feriados prolongados e férias. Suas belezas naturais são atrativos para muitas famílias que passam por lá, movimentam a economia local durante a estadia, mas quando retornam para suas cidades de origem, não fazem ideia das dificuldades que a população local passa para conservar a região. 

“É urgente preservar e valorizar o patrimônio nacional do Litoral Norte para manter viva nossa memória; para manter viva e recuperar a Mata Atlântica e, para isso, os movimentos que preservam a região precisam do nosso apoio para combater uma onda crescente de empreendimentos e ações que geram danos ao meio ambiente, à cultura local e à permanência de sua população”, finaliza a Secretária Executiva do FunBEA.

A campanha possui uma metodologia de transparência sobre todas as movimentações. No site do FunBEA serão apresentados balanços periódicos a respeito dos recursos captados, além de prestação de contas de como as doações foram utilizadas e para quais movimentos e coletivos a verba foi destinada.

As doações podem ser feitas até dezembro de 2022 diretamente na conta bancária do FunBEA criada especificamente para a campanha: Banco do Brasil – ag. 0715-3, c/c 55999-7 ou pelo PIX relacionamento@funbea.org.br.  

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURA NA RUA PARA TODOS – Simultaneamente ao projeto em prol do Litoral Norte, o FunBEA se engaja em outra ação para fomentar a Educação Ambiental, participando, no dia 28 de agosto (domingo), das 09h às 20h, da maior feira de arte de rua de São Paulo, em sua 45ª edição da Feira das Artes da Vila Madalena. O evento acontece há 44 anos, mostrando a diversidade, inclusão e cultura e será realizado nas principais ruas da Vila Madalena: Fradique Coutinho, Wisard, Fidalga e Mourato Coelho.

O FunBEA estará em stand na feira com a resistência da Educação Ambiental do Brasil para falar sobre a campanha filantrópica do Litoral Norte de SP, além de exibir um filme que poderá ser visto por meio de óculos de realidade virtual disponíveis no local, exibindo paisagens deslumbrantes da costa paulista.

Serão quatro palcos com shows interativos, mais de 400 expositores de artes, gastronomia, espaço pet, espaço dedicado ao universo dos orgânicos, intervenções culturais e ativações especiais, debates, palestras e oficinas sobre cultivo e alimentação saudável e políticas ambientais, além de uma área reservada para mulheres empreendedoras periféricas. A entrada é franca e aberta ao público.

Mais sobre o FunBEA: O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA é referência em Educação Ambiental desde 2011, somos o primeiro e único fundo de educação ambiental da América Latina que mobiliza recursos e aproxima projetos, redes e movimentos socioambientais para construir sociedades justas e sustentáveis. Somos formados por um grupo de pesquisadores e ativistas socioambientais que acredita na educação ambiental como um caminho potente de transformação. https://www.funbea.org.br/.  

SERVIÇO – 45ª EDIÇÃO FEIRA DAS ARTES DA VILA MADALENA

Quando: 28 de agosto (domingo), das 09h às 20h.

Local: Nas principais ruas da Vila Madalena, São Paulo – SP (Ruas Fradique Coutinho, Wisard, Fidalga, Mourato Coelho).

Stand FunBEA: Rua dos orgânicos

Entrada: Franca.

Outras informações: Instagram @feiradavilamadalena; WhatsApp 11 99812-1646 (Armando Onofri); email: armando.onofri@yahoo.com.br.

Oferecimento: Centro Cultural Vila Madalena – CCVM.

Apoio: Prefeitura da Cidade de São Paulo; Subprefeitura de Pinheiros; Companhia de Engenharia de Tráfego (CET); SPTrans.

Produção executiva: Virgulino Filmes.

Atendimento à imprensa FunBEA

ACTA Comunicação Integrada – www.actacomunicacao.com.br

Cristiane Sampaio – contato@actacomunicacao.com.br

(11) 9 9834-0264 (WhatsApp) – (11) 4551-7958 (fixo)

Deixe uma resposta