Projeto “Greenplac na Prática” investe em formação profissional, diz José Roberto Colnaghi

Projeto “Greenplac na Prática” investe em formação profissional, diz José Roberto Colnaghi

José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho Administrativo da Asperbras Brasil

O executivo, membro do Conselho Administrativo da Asperbras explica que o objetivo da carreta é a atualização de marceneiros, projetistas, arquitetos e designers

Promover educação continuada gratuita de marceneiros, projetistas, arquitetos e designers e aproximar a marca Greenplac das revendas e seus clientes é a proposta da carreta itinerante “Greenplac Na Prática”, que já percorreu 4 mil quilômetros nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A primeira parte do itinerário foi percorrido   no período de setembro a dezembro do ano passado.

Em abril a carreta volta para a estrada para mais uma jornada em cidades paulistas. Até o momento, o projeto já ajudou na formação e reciclagem de 3 mil profissionais gratuitamente. “É uma contribuição da Greenplac para os profissionais da área, que são tão importantes no nosso setor, diz o empresário José Roberto Colnaghi, integrante do Conselho de Administração da empresa.

Nesta nova jornada, a carreta de 12 metros de cumprimento passará até agosto pela capital paulista, municípios da Grande São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Santo André e Mauá), São José dos Campos, Botucatu e Jaú. Dentro, há padrões das seis linhas de MDF da Greenplac, que são apresentados aos diversos especialistas para que conheçam de perto os processos e os diferenciais produtivos da indústria.

Para os marceneiros, projetistas, arquitetos e designers, que são clientes das revendas, são oferecidos gratuitamente oito diferentes cursos, apresentados em workshops com o foco em Especificação e Tendências.  Os treinamentos vão de atividade básicas como o corte da madeira com diferentes tipos de ferramentas, composição do MDF e critérios de escolha do material na hora de atender às demandas dos clientes.

“Promover atualização profissional é uma oportunidade de interagir com as diferentes necessidades dos profissionais especialistas que precisam estar em constante aprimoramento” destaca José Roberto Colnaghi. O executivo ressalta também que grandes parceiros também acreditam na iniciativa “Greenplac Na Prática” e estão ao lado da marca neste projeto valorizando ainda mais o setor moveleiro:  Promob, Rehau, Proadec, Allparts, Tabone, Tegus, Blum, FGVTN, Italyline, JOELINI, Sulpen, Alternativa, Farben, Dicas de Marcenaria e Faculdade SENAI de Construção.

Historicamente, ao longo dos séculos, o ofício de marceneiro era uma profissão que passava de pai para filho através de gerações. No Brasil, o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo criou o primeiro curso na área no século XX.  A carreta foi pensada para valorizar os laços que compõem a história e os profissionais do ramo moveleiro, inclusive a nova geração como arquitetos oriundos dessas famílias ligadas à marcenaria.

A carreta carrega o slogan `Para ser um artista moveleiro é preciso um caminhão de experiência. “Nossos profissionais são verdadeiros artistas e usam de muita criatividade, tecnologia e inovação em todos os projetos e produtos”, explica José Roberto Colnaghi. “Juntos, os dois ofícios – marceneiros e arquitetos – contribuem com o desenvolvimento deste setor tão importante no país”, complementa Colnaghi.

A empresa
A Greenplac possui uma das plantas industriais mais modernas do País na cidade de Água Clara (MS), com equipamentos de alta tecnologia e mão de obra treinada e capacitada.  São 230 pontos de venda em todo o Brasil e seus produtos são reconhecidos internacionalmente, como a conquista do Prêmio Interzum, maior feira de design de interiores e móveis da Alemanha, em 2017, pela linha Essenziale. 

Além de trabalhar com sua própria reserva natural de matéria-prima, a empresa realiza ações de proteção ao meio ambiente, como o tratamento de efluentes, reuso da água, coleta seletiva, geração de energia a partir da biomassa, técnicas de plantio e replantio, design circular, entre outras. Apoia, também, projetos junto a entidades para mão de obra fabril sustentável, como a parceria com o SENAI, a fim de oferecer o menor impacto social possível na fabricação de seus produtos.

  • Cecília Nascimento
  • ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação
  • cecilia@ecco.inf.br

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