Refugiados recebem qualificação e conquistam empregos no Brasil
Parceria entre Vagas e ACNUR, das Nações Unidas, ajuda pessoas refugiadas e migrantes a elaborar um currículo e inseri-los no mercado de trabalho
A Vagas, líder em inovação para recrutamento e seleção, e o ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, firmaram uma parceria com o intuito de ajudar pessoas refugiadas a elaborar um currículo na plataforma Vagas.com e inseri-los no mercado de trabalho. O acordo contempla a promoção de workshops e orientação e dicas sobre o mercado de trabalho.
Desde outubro do ano passado, quando foi realizado o primeiro treinamento, cerca de 150 pessoas vindas, principalmente, da Venezuela e Afeganistão, passaram pelo workshop. Foram promovidas versões on-line e presenciais nas cidades de Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Os treinamentos são ministrados em português, espanhol e inglês.
“Essa parceria é uma iniciativa do Colettivo, pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vagas. Agora teremos a continuação do trabalho, que é conversar com nossas empresas clientes, para dar a visibilidade de que elas podem acessar facilmente os currículos das pessoas que realizaram os workshops. Afinal, o resultado que buscamos não é apenas ensinar essas pessoas refugiadas a criarem seus currículos, mas sim, acima de tudo, que elas consigam boas oportunidades de trabalho”, explica Renan Batistela, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão na Vagas e idealizador do projeto. “Nos workshops, pedimos para que as pessoas refugiadas coloquem em seus currículos uma hashtag personalizada. Depois, divulgamos essa hashtag para as nossas empresas clientes e, caso as empresas queiram acessar os currículos dessas pessoas, basta que elas apliquem a hashtag na triagem do nosso software Vagas For Business para encontrar os currículos dessas pessoas facilmente”, completa.
De acordo com Vanessa Tarantini, assessora de Soluções Duradouras do ACNUR, os workshops proporcionaram momentos de muita troca e aprendizado. “Acreditamos que esse material e esses workshops podem aumentar as chances de contratação no Brasil, ampliando a autossuficiência, qualidade de vida e garantindo mais acesso das pessoas refugiadas ao mercado formal de trabalho”.
Refugiados conseguem vagas no mercado de trabalho
Quem não perdeu a oportunidade de conseguir um emprego no mercado de trabalho foi Luís Acevedo, natural de Calabozo, na Venezuela. Em abril de 2018 chegou em Pacaraima (RR) com a expectativa de encontrar melhores condições de vida e de trabalho. Pouco tempo depois partiu para Boa Vista (RR), onde foi acolhido pela Igreja Caritas, que presta ajuda a pessoas vindas de outros países. Para garantir seu sustento, começou a fazer serviços de capinagem. Em outubro de 2022, saiu de Roraima com destino a Porto Alegre, por meio da estratégia de interiorização do governo federal brasileiro. Em dezembro de 2022, participou do workshop de criação de currículo da Vagas para pessoas refugiadas em parceria com o ACNUR. Como não tinha experiência com computador, Luís foi orientado a montar o currículo pelo próprio celular. Em menos de um mês depois do curso, foi chamado para uma entrevista e, em janeiro deste ano, começou a trabalhar na empresa Gocil Segurança e Serviços, com carteira assinada e todos os benefícios.
“Em dezembro participei com uma amiga do workshop para aprender a preencher meu currículo e me adequar às oportunidades de emprego neste país. Naquele dia estive muito atento ao treinamento e consegui realizá-lo plenamente, conseguindo preencher meu currículo na plataforma Vagas.com. No fim de dezembro fui chamado para minha entrevista, que foi realizada por telefone”, recorda. “No mesmo dia me deram um link para baixar e preencher meus dados e informações. Com o passar do tempo, me ligaram para outro dia ir pessoalmente à entrevista. Em janeiro comecei a trabalhar com minha carteira assinada e todos meus benefícios”, completa.
José Iraquí, de 32 anos, é outro venezuelano inserido no mercado de trabalho. Ele está no Brasil há cinco meses, também em busca de dias melhores. O refugiado participou do workshop promovido em São Paulo. Depois do aprendizado, resolveu se candidatar em algumas oportunidades de emprego na plataforma Vagas.com. E foi por lá onde o refugiado conseguiu sua primeira chance: foi contratado como açougueiro em uma loja de carnes na capital paulista. “É um recomeço. Como estou aqui há pouco tempo, preciso ainda me familiarizar com a cultura, costumes e idioma. A experiência tem sido muito válida e estou feliz por poder trabalhar novamente”, conta.
Para mais informações, acesse:
Sobre a Vagas
A Vagas é uma empresa de tecnologia que tem o propósito de contribuir para um mundo em que empresas escolhem melhor as pessoas e pessoas escolhem melhor as empresas. Oferecemos soluções como o Vagas For Business para apoiar empresas em seus processos de contratação, e o Vagas.com para pessoas que buscam vagas de emprego gratuitamente.
Acreditamos na necessidade de se adaptar ao mundo que está emergindo, em que as pessoas buscam cada vez mais colaboração, flexibilidade e significado no seu trabalho. Por isso, criamos nosso próprio modelo e metodologia de gestão, sem chefes, promovendo uma cultura de poder distribuído, na qual cada pessoa tem voz e espaço para contribuir com sua criatividade e conhecimento, avaliando nossas vitórias e aprendizados em conjunto. Somos diferentes em vários sentidos, e é bem provável que esse seja nosso grande fator de sucesso.
Números que nos deixam orgulhosos!
Nossos números mostram mais do que uma posição de mercado. Eles nos trazem uma dimensão do impacto positivo do nosso trabalho no dia a dia de milhares de empresas e na vida de milhões de pessoas.
+370 mil visitas mensais em nossa plataforma de empregos Vagas.com
+24 milhões de currículos cadastrados em nossa base
+140 mil vagas conduzidas em nosso software de recrutamento e seleção em um ano
+5 milhões de candidaturas por mês por meio da plataforma de emprego Vagas.com
Mais informações para a imprensa:
Conteúdo Comunicação
Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)
Tel. Cel. (11) 98799-5868
Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com)
Tel. Cel. (11) 99196-3890
- Vinicius Pereira
- Conteúdo Comunicação
-
11 946590822 / vinicius.pereira@conteudonet.com
Deixe uma resposta