Para quem está em busca de uma recolocação, ou ainda, entrar no mundo da indústria, este é o momento para começar a buscar trabalho temporário pensando na produção para o fim de ano. Para que o comércio possa vender os presentes e os produtos para as ceias em novembro e dezembro, a produção já começa nas próximas semanas.
A projeção para 2022 do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil acabou revisada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a alta estimada é de 1,4% no comparativo com o ano anterior. Pode parecer pouco, mas é uma diferença considerável se compararmos com a estimativa pessimista de abril de 0,9%.
“Com o novo auxílio do Governo, a expectativa de redução da inflação e a consolidação da volta para uma rotina bem próxima do normal, o mercado de trabalho pode apresentar uma recuperação. Como o consumo caminha para ser melhor que nos anos anteriores, muitos postos de trabalho serão criados em breve para atender a demanda de fim de ano” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
Vagas na indústria
Como no final do ano surge a chance de trabalho temporário em diversos setores, principalmente no comércio, agora é o momento da indústria começar a sua produção. Para tanto, muita mão de obra disponível no mercado precisa ser mobilizada e essas oportunidades são excelentes portas de entrada para ganhar entrar no radar das empresas.
Como conseguir trabalho temporário no fim do ano?
Catalano explica que o primeiro passo é definir em qual setor você poderá arrumar um trabalho temporário. Pessoas que gostam de moda podem procurar alguma vaga de trabalho na indústria têxtil ao invés de produção de equipamentos eletrônicos: “O candidato não precisa distribuir currículo em todos os lugares com vagas disponíveis. O correto é manter o foco para conquistar um trabalho dentro do que gosta”.
Esteja pronto para entrevistas
Por ser uma demanda muito rápida, as entrevistas podem acontecer em questão de dias. Já saiba como explicar o motivo que te levou a procurar a vaga à qual está concorrendo e porque se adapta a esse tipo de função: “O recrutador precisa conhecer, quem são os candidatos para preencher a vaga. As entrevistas costumam ser curtas e objetivas, já que os recrutadores estão procurando por qualidades específicas”.
Início da sua carreira
Uma boa maneira de encarar o trabalho temporário na indústria é saber que, ao ser contratado, o candidato estará sendo observado em todas as suas atitudes. As chances de efetivação são grandes, mas é preciso levar a sério este período.
É o momento de se destacar e ser chamado novamente em uma futura oportunidade, quem sabe para uma vaga efetiva. Ter flexibilidade de horário é uma atitude bem avaliada, pois é comum alterações no horário de trabalho e até mesmo imprevistos. Ser pontual na chegada e intervalos conta como pró atividade.
Não desanimar nenhum dia
Pode acontecer do trabalhador desanimar com o trabalho por ser temporário, por isso é válido atuar como se fosse um trabalhador efetivo, com o mesmo comportamento dos funcionários contratados efetivamente:
“Novamente estamos falando sobre os gestores estarem observando tudo. O esforço será notado e vai ajudar para futuras decisões de contratação” completa Catalano.
- Aroldo Glomb
- KAKOI Comunicação
-
kakoi (41) 30147662
Deixe uma resposta